Integração Escola de Negócios © - Formação de Coordenadores de T&D

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DE CURSOS

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE T&D

Inclui ferramenta para levantamento de seu perfil

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 
 

Apresentação

A área de treinamento enfrenta desafios complexos que vão desde um preciso diagnóstico de necessidades (antigo LNT) até a avaliação de resultados, passando pelo desenho dos programas, fluxo de logística, custos, impactos e indicadores.
A proposta deste curso é orientar os gestores para a construção de programas de treinamento que estejam de acordo com o plano estratégico da empresa, considerando todas as etapas do processo.
 

Objetivos

• Estruturar um plano de educação corporativa, contemplando objetivos de negócios, custos, metodologia e indicadores de resultados.
• Identificar ações de treinamento e desenvolvimento alinhadas aos objetivos organizacionais por meio da realização de um Diagnóstico de Necessidades de Treinamento (antigo LNT) eficaz.
• Definir indicadores que apresentem o grau de contribuição da ação de treinamento para os resultados.
• Conhecer e aplicar os quatro níveis de avaliação de resultados em treinamento (Donald Kirkpatrick).
• Calcular o ROI dos programas de treinamento.
 

Metodologia

O curso seguirá o ciclo de vivência (fazer), análise (processamento), conceito (teoria) e aplicação.  Trechos de filmes, estudo de casos, debates e exercícios práticos serão amplamente utilizados de forma a contribuir para a absorção dos conceitos e sua transposição para a prática.
Sugerimos que tragam os dados de sua empresa acerca dos indicadores de treinamento a fim de serem comparados aos dados da pesquisa da ABTD/2014-2015.
Possui atividades complementares online.
 

Programa

 
1. Cenário atual
• Fatores competitivos das organizações na era da Informação
• Retrato de T&D no Brasil – pesquisa da ABTD (Associação Brasileira de treinamento e Desenvolvimento; Pesquisa Delphi FIA USP)
• Planejamento estratégico de gestão de pessoas
• Exercício prático: análise SWOT de case
2. O plano de educação corporativa
Os pilares que sustentam a estratégia do plano de educação corporativa:
• Balance ScoreCard
• Competências
• Exercício prático: definição dos indicadores BSC e competências aplicadas ao case
• A estrutura do plano de educação corporativa:
• Treinamentos técnicos
• Treinamentos obrigatórios
• Treinamentos corporativos
• Treinamentos on the job
• Desenvolvimento:
• Escola de líderes
• Escolarização
• Idiomas
• Trainees
• Estagiários
• EAD (ensino a distância)
• Exercício prático: construindo o plano de educação corporativa do case
3. Diagnóstico de necessidade de treinamento (DNT)
• Indicadores BSC (baseado no planejamento estratégico)
• Indicadores de competência
• Principais fontes para o DNT
• Metodologia para realização do DNT
• Objetivos dos programas e ações de treinamento
• Exercício prático: construindo objetivos de negócios e seus indicadores
• Princípios da andragogia (ensino de adultos)
• Métodos e técnicas mais utilizados em treinamento
• Indicadores de resultados em treinamento
• O que são indicadores
 Indicadores quantitativos
• Indicadores qualitativos
• Exercício prático: construindo indicadores para ações do case
• Orçamento:
• Modelo orçamentário e sua estruturação
4. Metodologias
• As principais metodologias: conceitual, prática, simulada, comportamental
• Vantagens e desvantagens de cada uma das metodologias
• Uso de diferentes técnicas
• Exercício prático: definição de métodos e técnicas para programas do case.
5. Mensuração de resultados
• Os 4 níveis de avaliação de resultados (Donald Kirkpatrick)
• Como utilizar cada um dos níveis
• Formulários e aplicações
• Exercício prático + troca de melhores práticas
6. ROI (Return on Investment)
• Indo além dos 4 níveis – o 5º nível (Jack Philips)
• O que é ROI
• Como se mensura
• Quando se utilizar da metodologia ROI
• Exercícios práticos
 

A quem se destina

Analistas de treinamento seniores, coordenadores de treinamento, gerentes de treinamento e todos os profissionais que precisam estruturar, implantar e gerenciar o plano de educação corporativa e de treinamento de sua empresa ou área funcional.
 

Professora: Lucimar Delaroli

• Mestranda em Gestão do Conhecimento e RH – Fundação Iberoamericana em parceria com a Universidad de Leon (Espanha) - 2011
• MBA em Marketing – ESPM/RJ; Especialização latu senso em Gestão de Recursos Humanos (MBA) - PUC/RJ.
• Dinamicista de Grupo e Habilitada na metodologia MBTI® de Inventário de Personalidade;
• Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia – Universidade Gama Filho.
• 20 anos de experiência em gestão de T&D e em RH na Dinsmore Associates, Fininvest, Vésper, Xerox e Mesbla.
• 10 anos atuando como Consultora de empresas realizando Diagnósticos Organizacionais, soluções educacionais em Gestão de Pessoas e implantação de áreas e processos de Gestão de Pessoas (Competências, Clima, Avaliação de Desempenho, PDG, Banco de Talentos, Trainnes, etc)
• Professora dos cursos de Pós graduação nos MBAs de Marketing da ESPM e de Gestão de Negócios do IBMEC; bem como de diversas disciplinas do curso de Tecnólogo em RH pela UNESA.
 
 

Informações Gerais

Carga Horária: 40 horas
Horário: aulas de segunda a sexta das 08h30 às 17h30.
Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação) e ferramenta para levantamento de seu perfil, com 28 traços de personalidade para seu autoconhecimento e apoio em seu plano de desenvolvimento.
Forma de pagamento:
Pessoa física: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito (Amex, Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.
Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Amex, Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.
Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Amex, Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.
* valor para inscrição de residentes no Brasil 

 

INVESTIMENTOS E LOCAIS

Válidos para 2014

R$ 2.550,00

SÃO PAULO
Auditório Integração

R. Manuel Guedes, 504
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Trilha de Desenvolvimento - Recursos Humanos

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

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