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Curso Formação do Profissional de Secretariado - Integração Escola de Negócios ©
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AGENDA
DE CURSOS

CURSO FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

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Objetivo

• Desenvolver as competências secretariais e rever o papel da secretária frente às exigências do mercado atual.

• Saber utilizar a inteligência emocional para administrar conflitos.

• Administrar a sobrecarga de tarefas de forma eficaz, direcionando o tempo para o que vale a pena e fazer disto uma das principais vantagens competitivas para o sucesso.

• Atualizar seus conhecimentos em redação empresarial e a forma correta de comunicar-se por meio eletrônico.

• Aprender técnicas eficientes de gerenciamento eletrônico de arquivos.

• Desenvolver seu PDI - Plano de Desenvolvimento Individual - e planejar sua carreira de forma individualizada.

Metodologia

Nessa formação de secretariado haverá exposição dialogada com suporte visual, sensibilização musical, dinâmicas de grupo, discussão de cases e uso de filmes.

Programa

Módulo 1 – Novo perfil do profissional de secretariado – Bete D’Elia

1. Competências técnicas & competências humanas

• Demandas exigidas pelo mercado atual

• Domínio técnico X exigências humanas

2. Postura profissional

• A desenvoltura necessária no cotidiano secretarial

3. Ética profissional e empresarial

• Ética como diretriz para a qualidade pessoal e profissional – base para os relacionamentos

• Código de ética da profissão

4. Cultura & etiqueta corporativa

• Cultura organizacional: códigos verbais e não verbais

• Organização formal e informal

• Etiqueta corporativa – otimizando relacionamentos

5. Marketing pessoal estratégico da assessoria executiva

• Os 4Ps do assessor executivo

• Seu planejamento estratégico

- Quais seus pontos fortes e fracos

- Onde estão as oportunidades e as ameaças

- Fatores internos e externos

- Quais são os controláveis e os incontroláveis?

Módulo 2 - Gerenciamento de projetos & técnicas secretariais – Magali Amorim

1. Gerenciamento de projetos

• O que é projeto e seu ciclo de vida

• A importância do gerenciamento de projetos

• O gerente de projetos e o profissional de secretariado

• Como otimizar resultados a partir do correto gerenciamento dos projetos secretariais

2. Técnicas secretariais

• Planejamento e organização: componentes indispensáveis à sua eficiência

3. Agenda & follow up

• O diferencial na arte de assessorar

• Tipos de agendas manuais e eletrônicas

4. Gerenciamento de viagens nacionais e internacionais

• Emissão de passaporte

• Obtenção de vistos

• Check list da viagem

5. Organização de eventos

• Tipos de eventos

• Fases do evento

• Administração de A&B

• Logística do evento

- Equipamentos

- Convites

- Recursos humanos

- Recursos financeiros

• Check list para um evento de sucesso

• Cerimonial & protocolo

Módulo 3 – Gerenciamento da informação – Inês Restier

1. A importância de um bom fluxo da informação

• Fluxo das informações empresariais

2. Gerenciamento de documentos: recuperação de dados

• Arquivamento: triagem, armazenagem, disponibilidade da informação

• Cultura empresarial como diretriz do fluxo

• Sistemas de arquivos direto e indireto

• Situação de ativo, inativo e temporários

• Metodologias

• Em arquivos tradicionais

• Em arquivos eletrônicos

• Entre tradicionais e eletrônicos

• Importância do entrosamento entre áreas

- Características dos trabalhos desenvolvidos

- Políticas de segurança e privacidade

3. Gerenciamento eletrônico de documentos

- Observação quanto aos aspectos de responsabilidade social e ambiental

• Principais dificuldades com:

- Arquivos tradicionais (papel)

- Arquivos informatizados

• O papel do técnico e do pessoal operacional na organização

• Novas posturas frente à informação

• Aprendendo a ouvir e a resolver diferentes situações

• Transformando reclamações em oportunidades de melhoria

• Benefícios com as novas posturas

Módulo 4 - Redação empresarial – Vivien Chivalski

1. O papel do profisisonal em secretariado na comunicação da empresa

• A comunicação e o fluxo de informações

2. Produção de textos

• Técnicas de redação

• Redação de documentos do dia a dia da secretária

3. A gramática na comunicação empresarial

• Cuidados especiais com vícios de linguagem, concordância, regência, crase e pontuação

• Dúvidas mais frequentes

4. Qualidades do texto escrito

• Clareza, concisão, precisão, objetividade, simplicidade e correção

• Recursos visuais, linguagem e assertividade

5. Prática de redação de textos

• A revisão como chave de sucesso para a produção de textos eficazes

• Lista de verificação (roteiro para revisão de textos)

Módulo 5 – A arte de entender, atender e encantar: a essência do atendimento ao cliente – Bete D´Elia e Magali Amorim

1. Qualidade no atendimento

• Quem é o meu cliente?

• O desafio de entender e lidar com perfis heterogêneos

• Percepção, identificação e atendimento das necessidades dos clientes

• Quem é o usuário do nosso negócio?

• Flexibilidade e adaptabilidade

- A hierarquia de valor para o cliente e os desafios atuais de fidelização

- Como agregar valor ao atendimento ao cliente interno e externo

- A arte de atender, entender e encantar

- O prazer de ‘servir’ e ‘ajudar’

- A importância de ir além dos padrões tradicionais de atendimento e qualidade

- A importância de ‘individualizar’ o atendimento e como fazê-lo de forma simples e qualitativa

- O encantamento do cliente através do ‘extra’

2. Canais de atendimento ao cliente e técnicas qualitativas

- Atendimento pessoal, telefônico e digital

A quem se destina

A formação de secretariado se destina a profissionais da área em início de carreira, assistentes, auxiliares e recepcionistas.

Professoras: Bete D'Elia

• Graduada em Português-Francês pela USP - Universidade de São Paulo. Pós-graduada (latu-sensu) em Psicologia Universal, pelo Psyko Universal, Instituto de Desenvolvimento.

• Coach, com formação pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi.

• Palestrante, instrutora de cursos, consultora de empresas  para profissionais da gestão empresarial, com destaque no segmento secretarial.

• Atuou como secretária-bilíngue de presidência, em empresa de grande porte, durante 21 anos.

• Professora de Pós-Graduação, Curso Assessoria Executiva, Disciplina Qualidade de Vida, Uni-Ítalo (2000 a 2007).

• Membro dos Grupos de Estudo Gestão e Desenvolvimento, Qualidade de Vida Integral, da ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida.

• Membro do Comitê Estratégico de Educação, do Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo – Sinsesp.

• Professora-colaboradora do livro Gestão Secretarial – O Desafio da Gestão Holística, com autoria de dois capítulos.

• Autora do Livro Profissionalismo – Não dá para não ter – Editora Gente e As Novas Competências do Profissional de Secretariado, com Edméa Garcia Neiva – Iob Thomson.

• Co-autora do Livro Gestão do Tempo e Produtividade – Editora Ser Mais – dezembro/11.

Magali Amorim

• Especialista em Marketing (latu sensu) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

• Bacharel como Secretário Executivo Bilíngue pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP.

• Professora-colaboradora do Livro Gestão Secretarial com a redação de dois capítulos.

• Co-autora do Livro Gestão do Tempo & Produtividade com o Capítulo “Armadilhas do Tempo – Saia dessa!

• Vinte e quatro anos de experiência no Assessoramento e Atendimento a Executivos em Empresas Multinacionais de grande porte em diferentes segmentos tendo atuado diretamente na Gestão de Eventos.

• É docente da FATEC – Faculdade de Tecnologia ministrando as disciplinas de Organização de Eventos, Técnicas Secretariais, Postura e Etiqueta Profissional e Arquívistica.

• É membro do Comitê Estratégico de Educação do SINSESP – Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo trabalhando a interdisciplinaridade para a Formação Executiva do egresso em Secretariado.

• É consultora e palestrante nas áreas comportamental e motivacional.

Inês Restier

• Consultora em Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

• Matemática e Administradora de Empresas

• Registro no CRA-SP no. 116061.

• Diretora da MICR – Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda.

• MBA em Políticas Estratégicas Empresariais .

• Coautora dos livros: Ser+com T&D, Ser+em Comunicação e Ser+ e o Manual das Múltiplas Inteligências, todos da Editora Ser Mais.

• Conferencista Internacional.

• Coordenadora do Grupo Informal de Treinamento e Desenvolvimento.           

• Membro do Comitê RH de Apoio Legislativo-CORHALE da ABRH-SP.

• Conselheira da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional São Paulo.

Vivien Chivalski

• Jornalista empresarial com especialização em Marketing e Comunicação Organizacional (USP).

• Desde 1986, ministra palestras e seminários sobre Formação de Comunicadores, Técnicas de Apresentações, Redação Empresarial, Comunicação Corporativa, Comunicação Interna, Marketing Pessoal, Etiqueta Empresarial, Atualização Gramatical e Adaptação Cultural.

• Redatora e consultora empresarial. Entre seus trabalhos, ressaltam-se programas de comunicação interna, integração de profissionais, coaching em comunicação, desenvolvimento de ações de transição e gestão de mudanças.

• Desenvolve projetos e treinamentos em diversas organizações.

Informações

Carga Horária: 40 horas

Este curso não habilita à obtenção do Registro Profissional junto à SRTE - Superintendência Regional de Trabalho e Emprego.

Horário:

Setembro e Outubro: aulas aos sábados , das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.  

* valor para inscrição de residentes no Brasil 

 

Trilha de Desenvolvimento - Secretariado

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

Curso de Formação  Curso de Formação    Curso de Aperfeiçoamento  Curso de Aperfeiçoamento    Curso Selecionado  Curso Selecionado   
NÍVEL 1
Secretárias em início de carreira, assistentes e auxiliares administrativos
NÍVEL 2
Secretárias seniores e demais profissionais da área administrativa com experiência na função de assessoria executiva
Secretariado