AGENDA
DE CURSOS
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO DA COOPERAÇÃO
Apresentação
Os conflitos no ambiente de trabalho geram desgaste nas equipes e consomem a energia que poderia ser direcionada aos resultados. Para administração de conflitos, o líder precisa de uma das habilidades mais importantes ao seu papel, a negociação. O programa aborda os conflitos como forma de desacomodar, de fazer a equipe crescer e se desenvolver como um verdadeiro time. E fornece práticas de negociação da cooperação, que amplia o ganha-ganha e a satisfação na equipe e na relação entre áreas. Tudo isso obtendo maior harmonia e cooperação coletiva na empresa.
Objetivo
• Compreender o funcionamento dos conflitos nas equipes para, então, solucioná-los de modo produtivo.
• Aprender a mapear os conflitos do ambiente de trabalho, evitando que causem danos e diminuam a produtividade.
• Fornecer técnicas para aumentar a capacidade de conduzir a administração dos conflitos de maneira que sejam obtidos ganhos de relacionamento e cooperação.
• Aprender a negociar o nível de cooperação, estimulando a ação em comum para resultados maiores.
Metodologia
O curso se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, em que os participantes realizam tarefas mentais como análise, síntese e avaliação, para identificar soluções e fortalecer a liderança.
Durante o curso, exercícios são dinâmicos e interativos, com oportunidade de discussão de situações práticas da rotina da liderança.
Programa
1. Compreendendo os comportamentos e os conflitos
• Conflito como natural do ambiente corporativo.
• Visões positiva e negativa dos conflitos nas equipes.
• Percepção individual determinante para olhar os fatos e as pessoas.
• Os conflitos como estímulo à resolução de problemas.
2. O ambiente de trabalho
• A equipe e suas tensões de relacionamento e resultados.
• Emoções como impulsos para agir de imediato.
• Conflitos pessoais, interpessoais e organizacionais.
• Trabalho sob pressão e estresse nos conflitos.
3. Gestão dos conflitos
• Habilidades sociais e comportamento assertivo
• Estilos de administração de conflitos: competição, acomodação, afastamento, acordo e colaboração.
• Como tirar proveito da diversidade de pensamentos.
• Conflito como ferramenta de melhoria e crescimento.
• A mediação da liderança.
4. Negociação da cooperação
• Empenho para trabalhar juntos e encontrar soluções.
• Interesses próprios versus interesses coletivos.
• Aceitação dos diferentes perfis, pontos de vista e contribuições.
• Clareza e foco em objetivos para mobilizar a cooperação.
• Como estimular o agir em comum na equipe e entre as áreas de relacionamento.
• Como estabelecer ganhos coletivos na cooperação.
A quem se destina
O curso foi construído para líderes e profissionais que precisam enfrentar conflitos em sua rotina de trabalho. E, além disso, necessitam estimular a cooperação entre as pessoas para atingir resultados.
Professor: Edson Herrero Faria
Sociólogo e Psicólogo, com Complementação Curricular em Orientação Vocacional/Profissional pela PUC-SP e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando nas áreas organizacional e clínica. Com trajetória profissional de 15 anos em RH, em segmentos como varejo e indústria, particularmente, no ramo açucareiro e de torrefação de café, acumulou experiência para, a partir de 1996 tornar-se Consultor, dedicando-se ao planejamento, desenvolvimento e execução de programas de treinamento na área comportamental em nível gerencial, técnico e operacional. Generalista nos demais subsistemas de Recursos Humanos; Políticas de RH; Avaliação de Potencial, Pesquisa de Clima Organizacional, Mapeamento de Competências, Assessment e Coaching.
Atua, ainda, em projetos de avaliação de clima e cultura organizacional, estratégias, implantação e manutenção de RH, processos seletivos na gestão privada e pública (desenhando e organizando entrevistas, dinâmicas, formulação de questões e devolutivas de processos de seleção). Customiza, desenvolve, conduz e acompanha como Head da Integração Escola de Negócios programas e projetos da Escola de Secretariado e Assessment, além de temas como Formação de Mentores, Inteligência Emocional e Influência, Liderança, Administração do Tempo, Comunicação Interpessoal e Relacionamento Interpessoal, Protagonismo, entre outros temas comportamentais.
Foi Consultor para Instituições como ALBA CONSULTORIA (em parceira com a FUNDAÇÃO DOM CABRAL), IDS, GLOBAL CULTURE, GRUPO MAKIYAMA, SEBRAE e SENAC. Atua em Orientação Vocacional / Profissional para adolescentes em fase de escolha da carreira e Reorientação Profissional para adultos. Professor eventual para cursos de lato sensu / MBA na FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Universidade Gama Filho e Universidade Metodista.
FORMAÇÃO
MBA Gestão estratégica de Pessoas - UFRJ (2014)
Extensão universitária em Orientação Vocacional e Profissional - PUC (1997)
Psicologia - Universidade São Marcos / PUC (1994)
Ciências Sociais - Universidade São Marcos (1984)
IDIOMAS
Inglês / Espanhol intermediário para entendimento
Informações
Carga Horária: 08 horas
Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.
Inclui: Almoço, coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).
Forma de Pagamento:
Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.
Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.
Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.
* valor para inscrição de residentes no Brasil
Trilha de Desenvolvimento - Escola de Líderes
Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.



MEMBRO DE EQUIPE, LÍDER POTENCIAL | LÍDER DE PESSOAS, PROCESSOS E METAS | LÍDER DE LÍDERES OU DE ÁREAS | LÍDER DE NEGÓCIOS OU LÍDER DA ORGANIZAÇÃO | |
Formação | ||||
Competências Comportamentais | ||||
Competências Técnicas | ||||
Notáveis |