Curso Como Estruturar um Sistema de Educação Corporativa - Integração Escola de Negócios ©
Fale Conosco
lupa

AGENDA
DE CURSOS

CURSO COMO ESTRUTURAR UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Desenvolva seu CANVAS de Educação Corporativa

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail

Opção com Mentoria

Apresentação

Identificar, estruturar e priorizar as ações de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores de modo a contribuir para atingir os objetivos e das metas estratégicas é um imperativo atualmente, tanto nas organizações privadas como nas organizações públicas. O conceito de treinamento necessita, portanto, ser expandido para uma visão mais conectada ao “negócio”.

É neste contexto que a se justifica a exploração dos conceitos e técnicas associadas à Educação Corporativa, definida como sendo a prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como orientação a estratégia da organização, de forma promover o repasse de experiências e a troca de conhecimentos entre as pessoas, objetivando a maximização de resultados organizacionais.

 

Objetivo do curso Como Estruturar um Sistema de Educação Corporativa

Estruturar um projeto de educação corporativa utilizando o modelo “Canvas de Educação Corporativa” que permitirá:

  • Formular os direcionadores estratégicos da Educação Corporativa
  • Estruturar um modelo de execução e avaliação de resultados da educação corporativa
  • Identificar e aplicar novos métodos e soluções de aprendizagem no sistema de educação corporativa
  • Integrar conceitos e práticas da gestão do conhecimento na educação corporativa

Metodologia do curso

Exposição dialogada suportada por recursos e atividades para aplicação prática dos conceitos por meio de estudo de casos (diagnóstico e aprimoramento de um Sistema de Educação Corporativa com aplicação do Canvas em casos específicos), discussão em grupos, audiovisuais, exercícios de fixação e oficina para elaboração de um “mini-projeto de Educação Corporativa”, baseado no CANVAS.

 

MENTORIA

Um dos diferenciais do curso é a MENTORIA individual para os alunos interessados em obter apoio do professor na sua prática.

A MENTORIA é a melhor ferramenta para apoiar o aluno na transferência de seu aprendizado para a prática, fortalecendo o entendimento dos conceitos, a tomada de decisão, a confiança e o protagonismo esperados. Permite o esclarecimento de dúvidas e reflexões sobre possibilidades e cenários, com o acompanhamento e apoio de profissionais experientes no assunto que, como mentores, já passaram por diversas situações e conhecem cases e melhores práticas de como lidar com possíveis impasses no dia a dia das organizações. 

Período: 3 sessões online (datas flexíveis). 

Investimento: R$ 1.400,00 (exclusivamente via Central de Relacionamento: 11 3046 7878 ou atendimento@integracao.com.br)

 

Leita matéria no Blog Na Íntegra, sobre os programas de MENTORIA da Integração.

 

 

 

 

A quem se destina o curso

Profissionais responsáveis pela Educação Corporativa que tenham interesse em estruturar e implementar um modelo de educação corporativa.

 

Programa do curso Como Estruturar um Sistema de Educação Corporativa

Módulo 1 - Fundamentos e direcionadores estratégicos da Educação Corporativa

  • Posicionamento estratégico e proposta de valor do sistema de educação corporativa
  • O RH estratégico e sua relação com o modelo de educação corporativa
  • Modelo de negócios de educação corporativa e governança
  • A Educação Corporativa como poderosa alavanca da cultura organizacional
  • Modelo de mensuração e avaliação de resultados de gestão do conhecimento
  • Competências do profissional de educação corporativa

Módulo 2 – Soluções de aprendizagem para a educação corporativa

  • Referenciais para direcionamento das práticas educacionais
  • Modelos didáticos / instrucionais
  • Metodologias / processos para desenvolvimento
  • Estratégias e metodologias ativas para  disponibilização das soluções
  • Trilhas de Aprendizagem como elemento integrador das soluções de aprendizagem para a educação corporativa

Módulo 3 – Gestão do conhecimento no contexto da educação corporativa

  • Gestão do conhecimento e educação corporativa no contexto organizacional
  • A gestão do conhecimento como processo
  • Práticas e ferramentas de gestão do conhecimento
  • Integrando gestão do conhecimento e educação corporativa na dinâmica organizacional

 

Módulo 4 – Oficina: Planejando um sistema de educação corporativa

  • Apresentação da ferramenta “Canvas de Educação Corporativa”
  • Diagnóstico e elaboração de um Sistema de Educação Corporativa com aplicação da ferramenta (Canvas) pelos participantes, a partir dos desafios de negócio de suas organizações
  • Dinâmica de “Consultoria Colaborativa” para complementação e refinamento dos Sistemas de Educação Corporativa elaborados por cada grupo
  • Síntese dos principais pontos e discussões finais

Professores

Meg  Chiaramelli

Executiva com sólida experiência nas áreas de gestão de pessoas, avaliação de desempenho, educação corporativa, cultura organizacional e gestão de processos em diversas organizações. Foi Reitora da Universidade Corporativa Sadia, a qual fundou e dirigiu por aproximadamente 15 anos.

Gestora na Integração Escola de Negócios,  sendo responsável pelo portfólio de cursos abertos na área de vendas e gestão de pessoas, núcleo de coaching,  assessment /análise de potencial, entre outros. Também consultora, atuando em temas relacionados à liderança e gestão de processos, em  cursos abertos e in company.

Atuou como professora convidada na FIA (MBA Comercio Internacional), Unicamp (MBA em Gestão Empresarial), UFRJ (MBA Gestão de Pessoas) , FDC (Programa de Cultura Organizacional). Participação na elaboração do livro Educação Corporativa no Brasil (Marisa Éboli).

Psicóloga, pós em administração de RH, especialização em Psico Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial pela Unicamp, Coach e com diversos cursos de formação e aperfeiçoamento.

Marcelo Fernandes

Mestre em "Instructional Systems" pela "University of Central Florida" e Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Sua experiência profissional inclui a EMBRAER (como engenheiro de sistemas, gerente de desenvolvimento de RH e diretor de treinamento de clientes), a FAMDA - Florida Aviation Management Development Associates (como consultor para projetos de aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento) entre outros.

Atuou como vice-presidente de Novas Tecnologias para Gestão de Pessoas na ABRH- Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Consultor da Integração Escola de Negócios e sócio diretor da Mentor Interativa, atuando no desenvolvimento de temas relacionados a competências técnicas, gestão do desempenho, aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento em diversas empresas privadas e públicas.

Professor convidado em cursos de MBA e especialização na FIA (Fundação Instituto e Administração), na FGV- Fundação Getúlio Vargas e na PUC-Campinas em disciplinas ligadas a conceitos e métodos para aprendizagem mediada por tecnologia, educação corporativa, gestão do desempenho e gestão do conhecimento.

Beto do Valle

Fundador e diretor-executivo da Impakt Consultoria, facilitador da SBGC Nacional - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, da Anpei - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e da Integração Escola de Negócios. 

Foi sócio-diretor da TerraForum Consultores e Diretor de Knowledge + Innovation da Globant Brasil. Antes, atuou como gerente de marketing, gerente de estratégia e gerente corporativo de desenvolvimento humano na Tigre S.A., e como diretor de criação em diversas empresas do setor de comunicação e marketing.

Tem liderado projetos no Brasil e nas Américas, em organizações líderes de diversos setores. Publicou artigos em revistas como Inside Knowledge (UK) e T&D Inteligência Corporativa (Brasil), é colaborador dos livros 'Gestão 2.0' e '10 Dimensões da Gestão da Inovação', com José Cláudio Terra, e revisor técnico de 'Produtos que Dão Certo', de Robert Cooper.

É graduado em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, MBA em Marketing pela FGV e tem extensão em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Dom Cabral / INSEAD (França) e em Avaliação de Resultados e Impactos de P&D e Inovação (Unicamp).

 

Informações

Carga Horária: 40 horas

Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

* valor para inscrição de residentes no Brasil 

Trilha de Desenvolvimento - Recursos Humanos

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

Curso de Formação  Curso de Formação    Curso de Aperfeiçoamento  Curso de Aperfeiçoamento    Curso Selecionado  Curso Selecionado   
TÉCNICO OU ANALISTA
ESPECIALISTA OU COORDENADOR
CONSULTOR INTERNO
GERENTE E DIRETOR
Administração de Pessoal
Recrutamento e Seleção
Aprendizagem Corporativa (T&D)
Remuneração e Benefícios
Mais de um Subsistema
Gestão de Talentos
Cultura e Clima