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DE CURSOS

COMO IMPLEMENTAR METODOLOGIAS ATIVAS E IMERSIVAS NA APRENDIZAGEM CORPORATIVA

Aprenda como colocar em prática a Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos, Realidade Virtual e Gamificação nos seus treinamentos

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Apresentação

As metodologias ativas (estratégias educacionais que colocam o aluno como protagonista em seu percurso de aprendizagem) estão ganhando um espaço cada vez maior no contexto da aprendizagem corporativa, como uma das propostas mais interessantes para transformar a sala de aula tradicional em um ambiente interativo e centrado no aluno.
Dentre estas metodologias, destacam-se a sala de aula invertida (flipped classroom) a aprendizagem baseada em projetos (project based learning).

As metodologias imersivas vêm somar e complementar as metodologias ativas focando na experiência prática por meio de simulação e técnicas de jogos que engajam e geram resultados. Aliando técnicas de realidade virtual, realidade aumentada e técnica de gamificação a educação imersiva possibilitada e “experimentação” da aprendizagem.

Neste curso você irá aprender a trabalhar técnicas de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, gamificação e realidade virtual/aumentada para promover uma aprendizagem corporativa centrada no aluno e focada na melhoria do desempenho.

 

OBJETIVO

Planejar um curso no modelo sala de aula invertida com uso integrado de estratégias de aprendizagem baseada em projetos utilizando de técnicas de gamificação, de realidade virtual e realidade aumentada.

 

METODOLOGIA

Curso eminentemente prático com exposição dialogada e aplicação do conhecimento por meio de metodologias ativas na sala de aula presencial com uso de aplicativos em celular, tablets e notebooks

A QUEM SE DESTINA

Profissionais envolvidos em projetos de cursos e treinamento que buscam aperfeiçoar e atualizar suas técnicas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Contextualização das Metodologias Ativas e Imersivas na Aprendizagem Corporativa
    • O que são
    • Para que servem
    • Como estão sendo utilizadas na Aprendizagem Corporativa
  • Ensino Híbrido (blended learning ) com foco na sala de aula invertida
    • Praticando: ferramentas do Google Education
  • Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos
    • Praticando: Desafio Investigativo (Problem Based Learning)
  • Aprendizagem baseada em Games e Gamificação
    • Praticando: Sala de Aula “Quebra-cabeça” (Jigsaw Classroom) e ferramentas para Gamificação
  • Aprendizagem pelos Pares (Peer Classroom)
    • Praticando: ferramentas para aplicação do “peer classroom”
  • Ambientes Virtuais Imersivos: Realidade Virtual e Realidade Aumentada
    • Praticando: explorando exemplos práticos de realidade aumentada e realidade virtual na aprendizagem corporativa
  • Planejamento de uma solução de aprendizagem utilizando os conceitos e práticas explorados no curso

Professores: Marcelo Porto Fernandes

Marcelo Porto Fernandes é mestre em "Instructional Systems" pela "University of Central Florida" e Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Sua experiência profissional inclui a EMBRAER (como engenheiro de sistemas, gerente de desenvolvimento de RH e diretor de treinamento de clientes), a FLIGHTSAFETY (como projetista sênior de instrução e capacitação), a FAMDA - Florida Aviation Management Development Associates (como consultor para projetos de aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento).

Atuou como vice-presidente de Novas Tecnologias para Gestão de Pessoas na ABRH- Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

É sócio-diretor da MENTOR Interativa e head da Integração Escola de Negócios, exercendo as funções de consultor, gestor e articulista na área de educação corporativa, competências técnicas, gestão do desempenho, aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento em diversas empresas privadas e públicas.

Tem compartilhado sua experiência como professor-convidado em cursos de MBA e especialização na FIA (Fundação Instituto e Administração), na FGV- Fundação Getúlio Vargas e na PUC-Campinas em disciplinas ligadas a conceitos e métodos para aprendizagem mediada por tecnologia, educação corporativa, gestão do desempenho e gestão do conhecimento.

Adriano Marcius Ferreira

Mestre em Desenvolvimento Humano, especialista e Administração de Recursos Humanos, psicólogo e técnico em eletrônica.

Professor da PUC-Campinas desde 2009, ministra aulas no curso de especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações, sendo responsável pela disciplina Tecnologias de EnsinoAtua como arquiteto de aprendizagem e consultor sênior na MENTOR Interativa desde 2000, sendo responsável pela gestão de desenvolvimento de conteúdos, trilhas de aprendizagem, gamificação, formatação didática e aplicação de modernas metodologias de ensino-aprendizagem tanto para treinamentos presenciais quanto para treinamentos mediados por tecnologia em empresas públicas e privadas (tais como Sebrae, Senac, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, McDonald’s, Braskem, Banco Itaú, PWC, Monsanto, Embraer, Coca-cola, Philips, Petrobras, Porto Seguro, Votorantim, Pernambucanas, Natura, Renault entre outras).

José Erigleidson da Silva

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie), mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Tem as certificações Flipped Learning Certification Level- I e Flipped Learning Trainer Certification Level- I pela FL Global, obtidos no programa internacional de formação de educadores criado por Jonathan Bergmann, criador da sala de aula invertida. Sua tese de doutorado é sobre blended learning e inteligência coletiva. Professor de novas Tecnologias na Educação em cursos de pós-graduação (PUC-SP). Foi professor do curso de Especialização em Design instrucional (SENAC-SP) e Tecnologia Educacional e Inovação (Anhembi Morumbi).

Informações

Carga horária: 28 horas (4 horas online em 2 sessões de 2 horas uma antes e outra ao final do curso + 24 horas presenciais)

Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h30

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Formas de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada:  boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública:  empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

* valores para inscrição de residentes no Brasil

Trilha de Desenvolvimento - Recursos Humanos

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que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

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