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DE CURSOS

CURSO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

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Apresentação

O curso de Comportamento do Consumidor busca capacitar profissionais de marketing e de diversas áreas da empresa a compreender o papel do consumo e dos consumidores na sociedade brasileira atual, sua forma de agir e decidir suportado pelos seus extratos sociais, econômicos e aspectos psicológicos. Todas essas abordagens  contribuem para embasar e definir decisões estratégicas de investimento de marketing, buscando a melhor colocação de seus produtos e serviços nos mercados, em que se inserem e atuam.

Objetivos

  • Demonstrar o grau de influência que os consumidores têm sobre o marketing, e suas ações e, o quanto o marketing em retorno, também influencia os consumidores em relação ao seu comportamento de compra.
  • Analisar o conjunto de impactos e influências, que aspectos sociais, de cultura, personalidade e valores tem sobre o comportamento de compra.
  • Localizar e compartilhar as melhores práticas das teorias e abordagens de marketing na obtenção, análise e aplicação das estratégias no contexto prático do consumo. 
  • Conhecer e entender as formas de mensurar os diferentes segmentos de consumo existentes.

Metodologia

Exposição dialogada suportada por recursos conceituais e atividades em sala – estudos de casos, discussões, exercícios de reflexão e atividades interativas.

Programa

 

Módulo 1: Introdução e definição do Comportamento do Consumidor

  • Conceito do Consumidor
  • Mundo em transição constante
  • Impacto do Consumidor na estratégia do Marketing.
  • Segmentação do Consumo.
  • Bases de segmentação: demográfica, psicográfica, geográfica e comportamental
  • Grupos e sub grupos sócio culturais.
  • Semiótica.
  • Ética no consumo.

     

Módulo 2:  Influências, Percepção e comportamento de consumo

  • Influência internas, externas e situacionais
  • Percepção seletiva
  • Filtros perceptivos
  • Teoria da Motivação
  • Tipos de necessidade: biogênica e psicogência
  • Memória
  • Aprendizagem no consumo: teoria behaviorista e teoria cognitiva
  • Estímulo e reforço do processo de consumo

 

       

Módulo 3: O Eu, fatores sócio culturais e estilo de vida 

  • Auto-conceito eu ideal X eu real
  • Sou o que consumo
  • Perda do eu o eu expandido
  • Imagem Corporal
  • Teoria dos traços de personalidade
  • Fatores psicográficos
  • Classificação de estilos de vida
  • Comportamentos de compra
  • Renda e classes sociais

 

Módulo 4: Os papeis de consumo e o processo decisório

  • Influências do processo de decisão
  • Reconhecimento da necessidade
  • Avaliação de alternativas
  • Escala do processo decisório
  • Grau de envolvimento
  • Estágios do processo de decisão de compra
  • Avaliação pós-compra

A quem se destina

Profissionais envolvidos diretamente com a área de marketing, ou outras áreas da empresa que queiram entender esses complexos comportamentos que definem em grande parte o sucesso das empresas, seus produtos e serviços em geral.

 

Professor: Julio Araújo

Administrador de empresas, professor de administração e marketing nos cursos de graduação na USJT, SENAC -SP, Professor de pós-graduação no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Mestre em Administração pela PUC-SP, Pós-graduado Lato Sensu (especialista) em Gestão de Projetos pelo SENAC-SP e Graduado em Marketing. Carreira desenvolvida no segmento educacional na Direção, Gestão e Coordenação de unidade de negócios de cursos Corporativos, Livres, Técnicos, Graduação, Pós-graduação Lato Sensu e Programas de Extensão Universitária.

Informações

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 09h00 às 18h00. Credenciamento às 08h30.

Inclui: Coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

* valor para inscrição de residentes no Brasil 

Trilha de Desenvolvimento - Marketing

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

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