Curso Comunicação Empresarial - Integrando Processos e Ferramentas - Integração Escola de Negócios ©
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DE CURSOS

CURSO COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - INTEGRANDO PROCESSOS E FERRAMENTAS

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Objetivo

• Desenvolver atitudes positivas nas situações profissionais do dia a dia.
• Integrar todas as ferramentas e ações de comunicação para otimizar investimentos e amplificar resultados.
• Mensurar os resultados qualitativos e quantitativos da comunicação interna.
• Calcular o ROI das ações de comunicação.
• Saber como utilizar a comunicação a favor dos relacionamentos, do alinhamento e dos resultados.
• Lidar melhor com a influência que a comunicação pode ter no ambiente de trabalho.
• Entender o processo de comunicação profissional e avaliar o desempenho de interação no ambiente de trabalho.
• Desenvolver estratégias de redação que facilitam a produção de textos empresariais concisos, estruturados, estimulantes e claros aos leitores.
• Mostrar como a comunicação escrita pode ser um instrumento no atendimento e na valorização dos clientes externos e internos.
• Identificar falhas na construção da mensagem escrita, fazer correções e reformulações com senso crítico e segurança.

Metodologia

Nesse curso haverá exposições dialogadas, discussões de problemas e dificuldades mais frequentes, apresentação de quadros comparativos, exercícios, práticas e atividades interativas com participação constante do grupo.
 

Programa

1. Etiqueta empresarial e marketing pessoal

• Visão de futuro: por que devemos pensar em etiqueta empresarial e marketing pessoal

• O que as empresas competitivas esperam de seus profissionais?

• Suas atitudes também constroem sua marca

• Dicas de etiqueta empresarial

• A relação da saúde com a aparência

• Estilo pessoal e a decisão do que vestir

• Cuidado com os acessórios

• Projeto de melhoria pessoal

2. Redação empresarial

• A comunicação nas empresas: o que mudou com as novas exigências no ambiente de negócios

• Outras formas de comunicação – quando escrever não é a melhor solução

• A importância da comunicação nos relacionamentos com os diferentes públicos

• Noções do texto – como evitar vícios de linguagem, ambiguidades, repetições, modismos, expressões sem sentido e inadequações

• As etapas do processo redacional

• Como é o texto eficaz?

• Redação de documentos empresariais: dicas facilitadoras e erros que não devemos cometer

• Etiqueta na internet

3. Planejamento de comunicação empresarial

• Estudo de caso de uma organização do mercado

- Apresentação do problema de comunicação

- Definição das necessidades de comunicação

- Todos os demais itens serão abordados com base neste caso

• Conhecimento do negócio

- Diretrizes estratégicas

- Matrizes de comunicação

- Objetivos de curto, médio e longo prazos

• Cenários e avaliações

- Definição dos stakeholders

- Construção dos perfis dos públicos

- Comportamentos esperados dos públicos

• Estratégias e táticas de atuação

- O que fazer?

- Como fazer?

- Pontos de contato

- Ferramentas, veículos e ações de apoio

4. Comunicação interna e endomarketing

• Estudo de caso de uma organização do mercado

- Apresentação do problema de comunicação interna

- Definição das necessidades de comunicação interna

- Todos os demais itens serão abordados com base neste caso

• Aplicações

- Da comunicação interna

- Do endomarketing

- Informação + comunicação

- Contribuição às mudanças de hábitos e comportamentos

• Planejamento geral

- Atendimento de demandas internas

- Definição de objetivos específicos

- Escolha de ferramentas e intervenções

- Desenvolvimento do plano de comunicação

• Endomarketing

- Criação e implantação de campanhas

- Reforços e residuais

- Vivências e experimentação

• Gestores como multiplicadores

- Como estimular a comunicação face a face

- Ampliação dos fluxos de comunicação

- Disseminação em cascata

5. Indicadores de resultados da comunicação

• Estudo de caso de uma organização do mercado

- Apresentação de causas e efeitos para mensurar

- Definição dos indicadores de mensuração

- Todos os demais itens serão abordados com base neste caso

• Avaliações qualitativas

- Grupos focais

- Entrevistas exploratórias

- Pesquisas de clima

- Questionários estruturados

- Investigação apreciativa

- Pesquisas digitais

• Avaliações quantitativas

- Cálculo do ROI – retorno do investimento

- Métricas

- Comparativos: passado e presente

- Mensuração do tangível

- Mensuração do intangível
 

A quem se destina

Esse curso se destina a profissionais que necessitem aprimorar a competência em comunicação empresarial, por meio de uma visão abrangente e integrada dos principais segmentos e interfaces dessa competência.
 

Professores: Vivien Chivalski

• Jornalista empresarial com especialização em Marketing e Comunicação Organizacional (USP).
• Desde 1986, ministra palestras e seminários sobre Formação de Comunicadores, Técnicas de Apresentações, Redação Empresarial, Comunicação Corporativa, Comunicação Interna, Marketing Pessoal, Etiqueta Empresarial, Atualização Gramatical e Adaptação Cultural.
• Redatora e consultora empresarial. Entre seus trabalhos, ressaltam-se programas de comunicação interna, integração de profissionais, coaching em comunicação, desenvolvimento de ações de transição e gestão de mudanças.
• Desenvolve projetos e treinamentos em diversas organizações.

Amauri Marchese 

• Graduado em Jornalismo e Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

• Professor dos cursos de Pós-Graduação de Comunicação com o Mercado e Corporativa e dos cursos Intensivos de Comunicação Empresarial, Marketing Promocional e Organização de Eventos Corporativos da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. 

• Professor da Furb – Universidade Blumenau, na qual ministra a cadeira de Eventos.

• Instrutor de cursos e membro do Corpo de Jurados do Prêmio Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

• Ex-presidente da Aberje.

• Coordenador Acadêmico do FUTURO – Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.

• Consultor especializado no desenvolvimento de programas e projetos para as áreas de Comunicação Corporativa e Marketing Institucional.

Informações 

Carga Horária: 32 horas
Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.
Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).
Forma de pagamento:
Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.
Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.
Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

* valor para inscrição de residentes no Brasil

Trilha de Desenvolvimento - Comunicação

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

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PROFISSIONAIS QUE NECESSITEM APRIMORAR A COMPETÊNCIA EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E PESSOAL
Comunicação Interna e Endomarketing
Comunicação em Público
Comunicação para Relacionamento e Liderança
Comunicação Escrita
Comunicação Estratégica e Criativa