Curso Contabilidade para não Contadores - Integração Escola de Negócios ©
Fale Conosco
lupa

AGENDA
DE CURSOS

CURSO CONTABILIDADE PARA NÃO CONTADORES

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail

Objetivo

•  Facilitar o entendimento dos colaboradores, que utilizam informações financeiras nas suas atividades rotineiras, e que por desconhecerem princípios básicos da ciência contábil, tem dificuldades no entendimento de determinadas questões.

•  Evidenciar a diferença entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial, mostrando o uso de cada informação de maneira correta e com finalidades diferentes.

•  Visualizar a Integração de todas as áreas e processos da empresa com o resultado, e com os seus principais Stakeholders, enxergando a movimentação do dinheiro no mundo coorporativo.

•  Entender a diferença entre a contabilidade praticada pelos escritórios contábeis para atendimento de legislação, e a ciência contábil aplicada como ferramenta na geração de informações financeiras importantes para a gestão de qualquer negócio.

•  Conhecer e compreender o que cada demonstrativo financeiro retrata, e qual o poder de informação contido em cada um deles.

•  Visualizar a consequência no resultado de cada ato dentro da empresa, permitindo uma conscientização mútua de todos os colaboradores em prol de um único  resultado, o lucro.

Programa

1 – Visão integrada de negócios

Construção de um mapa integrado, no qual  Stakeholders, departamentos, demonstrativos financeiros e atividades se relacionam dentro do universo empresarial.

2 – Fundamentos da contabilidade

Introdução, diferença entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial, Mecanismo das partidas dobradas, débito e crédito, princípios contábeis geralmente aceitos, regime de caixa X competência, plano de contas, principais operações realizadas pelas empresas, órgãos reguladores.

3 – Principais demonstrações contábeis

BP - Balanço Patrimonial, DRE - demonstração resultado do exercício e DFC - demonstração de fluxo de caixa.

4 – Análise das demonstrações e índices de desempenho

• Objetivo da análise, principais interessados nas informações financeiras e limitações no uso de índices.

•  Cálculo e interpretação de índices de liquidez, endividamento, rotatividade, Imobilização, lucratividade e rentabilidade.

5 – Ciclo operacional, econômico e financeiro

Entender a operação; onde começa e onde termina o ciclo econômico; e qual a necessidade financeira para o negócio.

A quem se destina

Prepara o profissional para ler e entender os demonstrativos financeiros (balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e demonstração do fluxo de caixa). Focado portanto, no usuário da informação contábil, e não no executor do trabalho contábil. Além de ler e entender os demonstrativos, o profissional passará a exercer uma posição mais critica em relação aos gastos da companhia. Ele estará apto a enxergar os impactos que cada ação financeira refletirá no resultado da empresa.

Professor: Giovanni Botelho Colacicco

• Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Graduado em Ciências Contábeis também pela PUCSP com Título de Melhor Aproveitamento, conferido pelo CRC-SP.

• Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP e Gerente Executivo dos programas de Finanças e Logística na Integração Escola de Negócios.

• Coordenador do MBA Contabilidade Estratégica e Gestão de Negócios – UFRJ e do MBA Controladoria e Gestão Estratégica de Negócios – PUCSP

• Desenvolvedor de metodologia própria do ensino da Contabilidade para não Contadores, com mais de 30 turmas formadas no Brasil e no Exterior.

• Palestrante do Conselho Regional de Contabilidade – CRC-SP e ex-membro da comissão CRC-Jovem.

• Tem experiência na área de Controladoria e Contabilidade de Custos, em Empresas de médio e grande porte, sendo sua ultima passagem pela Controladoria da Holding do Banco Itaú s/a.

Informações

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

* valor para inscrição de residentes no Brasil 

 

Trilha de Desenvolvimento - Finanças

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

Curso de Formação  Curso de Formação    Curso de Aperfeiçoamento  Curso de Aperfeiçoamento    Curso Selecionado  Curso Selecionado   
ANALISTA
ESPECIALISTA
GESTOR
Fiscal
Controladoria e Gestão
Contabilidade
Conhecimento Integrado
Finanças e Tesouraria