Curso Desenvolvimento de Coordenadores e Supervisores - Integração Escola de Negócios ©
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DE CURSOS

CURSO DESENVOLVIMENTO DE COORDENADORES E SUPERVISORES

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Apresentação

Ligada diretamente à execução de todas as atividades da empresa, coordenação e supervisão são funções que exigem muito de seus ocupantes. O programa desenvolve justamente as sete principais competências que o cargo enfrenta, aumentando as capacidades dos coordenadores e supervisores interferirem positivamente no ambiente. A interação é dinâmica e possibilita uma troca consistente entre os participantes e suas vivências em diferentes cenários de liderança. 

Objetivo

• Identificar a potencialidade de melhorias das sete competências do cargo a partir da abordagem prática e da utilização de ferramentas.

• Desenvolver a capacidade de gerir a equipe com maestria, lidando com a diversidade de talentos e as demandas de trabalho.

• Aprender a utilizar ferramentas práticas de apoio à liderança em comunicação e feedback, gestão do tempo e foco em resultados, conduzindo a equipe para a alta performance.

• Conhecer e praticar ferramentas para influência e tomada de decisão, firmando-se na função de coordenador e supervisor.

• Desenvolver a competência de delegação com o apoio de ferramentas práticas para utilização na rotina de trabalho.

• Realizar trocas entre profissionais com vivências em diferentes cenários, ampliando seu olhar sobre o que é ser um líder.  

• Compreender exatamente o papel do cargo frente aos desafios da empresa, identificando as exigências e indicadores de desempenho para eficácia completa.

Metodologia

O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, em que os participantes realizam tarefas mentais como análise, síntese e avaliação, para identificar soluções e fortalecer a liderança.

Os exercícios são dinâmicos e interativos, com oportunidade de discussão de situações práticas da rotina da liderança. 

Programa

1. O papel de coordenador e supervisor

• Pipeline de liderança e a posição do coordenador e supervisor

• As expectativas das empresas e as competências necessárias à função.

• Os sete maiores desafios enfrentados.

• Perfil técnico versus perfil de gestão.

• Posicionamento assertivo do cargo.

Ferramentas utilizadas:

Inventários de desafios do líder

Checklist da identidade da área

2. Gestão da equipe para alta performance

Equipes

• O que é uma equipe e como fazer gestão.

• Como um grupo torna-se uma equipe com ajuda do líder.

• Essencial para o trabalho em equipe: alinhamento (objetivos e metas) e mobilização (comprometimento e motivação).

• Liderança coach e o desenvolvimento da equipe.

• Delegação como fator de produtividade e desenvolvimento da equipe.

Gestão de conflitos

• Compreendendo os conflitos de uma equipe.

• Como tirar proveito da diversidade de pensamentos.

• Conflito como ferramenta de melhoria e crescimento.

Clima de trabalho

• Percepção da equipe sobre o clima e impacto na produtividade e no relacionamento.

• Como criar um clima desafiador para resultados.

• Estímulos da liderança para um clima de alto desempenho.

Motivação

• O que é motivação e o que causa seu comportamento no trabalho.

• Como criar um ambiente que estimula a produtividade.

• Motivação e diferença nos resultados.

• Como o líder deve trabalhar a motivação da equipe.

Ferramentas utilizadas:

Mosaico de ambiente e clima de trabalho

Radar de motivação

Mapa de proximidade psicológica da equipe

Auto análise de delegação

3. Comunicação e feedback com a equipe, com pares e superiores

• Fenômeno da comunicação objetiva e subjetiva no ambiente de trabalho.

• Personalidade como fonte e instrumento da comunicação.

• Diferença entre falar e comunicar para o cargo de supervisor e coordenador.

• Assertividade para expressar ideias, opiniões e sentimentos.

• Como construir interações produtivas.

• Cultura de feedback de desempenho.

• O que é feedback e impacto na produtividade.

• Feedback como ferramenta de liderança.

• Regras práticas para toda a equipe dar e receber feedback de desempenho.

Ferramentas utilizadas:

Guia de feedback assertivo

4. Relacionamento interpessoal

• Como funcionam os relacionamentos e as diferenças individuais e grupais.

• As habilidades sociais do supervisor e coordenador para se posicionar no trabalho.

• Competências para administrar relacionamentos e criar redes de cooperação.

• Aspectos técnicos e políticos dos relacionamentos de trabalho.

Ferramentas utilizadas:

Auto diagnóstico de estilos de relacionamentos

5. Influência

• Influência para efetividade na empresa.

• Princípios universais e técnicas de influência.

• Utilização da influência para mobilizar equipes e colaboração interna.

• Persuasão para conquistar a adesão dos superiores.

• Articulação de ideias e soluções por meio da influência.

• Características de um persuasor excelente.

Ferramentas utilizadas:

Guia de influência

6. Inteligência emocional

• Como o comportamento assumiu importância na vida do coordenador e supervisor.

• O que são emoções e como afetam a vida pessoal e profissional.

• Pressão e emoção como fator de estresse no cargo.

• Conceitos e aplicabilidade da inteligência emocional na prática.

• Competências da IE: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia, sociabilidade.

• Como aplicar a IE no trabalho de coordenação e supervisão.

• Gestão emocional para garantir equilíbrio na função.

Ferramentas utilizadas:

Inventário de autoconhecimento e emoções.

7. Gestão do tempo e tomada de decisão

• O processo de tomada de decisão sob os aspectos lógicos e emocionais.

• O sistema de apoio à decisão para facilitar a coordenação e supervisão.

• Os desperdiçadores de tempo na função: excesso de tarefas, mudanças de prioridades, maus hábitos.

• Solução GTD para administrar o tempo.

• Técnicas de priorização de atividades.

Ferramentas utilizadas:

Guia de tomada de decisão

Matriz GUT

Guia de gestão do tempo

8. Foco em resultados

• Ferramentas de planejamento e ampliação da efetividade.

• Produtividade planejada e controlada: planos, metas, indicadores.

• Construção da cultura da melhoria de desempenho e resultados da área.

• O processo de entrega de resultados da equipe.

• Monitoramento e avaliação do desempenho em conjunto com a equipe.

• Metas e determinação: transformando intenção em planejamento concreto.

Ferramentas utilizadas:

Análise de produtividade

Métrica SMART

A quem se destina

O programa foi construído para os coordenadores e supervisores que precisam se desenvolver na gestão, mobilizando os recursos disponíveis e levando o time a focar em resultados. O programa também atende muito bem os potenciais líderes, aqueles que são líderes emergentes e querem crescer na carreira. 

Professores: Edson Herrero Faria

Sociólogo e Psicólogo, com Complementação Curricular em Orientação Vocacional/Profissional pela PUC-SP e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando nas áreas organizacional e clínica. Com trajetória profissional de 15 anos em RH, em segmentos como varejo e indústria, particularmente, no ramo açucareiro e de torrefação de café, acumulou experiência para, a partir de 1996 tornar-se Consultor, dedicando-se ao planejamento, desenvolvimento e execução de programas de treinamento na área comportamental em nível gerencial, técnico e operacional. Generalista nos demais subsistemas de Recursos Humanos; Políticas de RH; Avaliação de Potencial, Pesquisa de Clima Organizacional, Mapeamento de Competências, Assessment e Coaching.

Atua, ainda, em projetos de avaliação de clima e cultura organizacional, estratégias, implantação e manutenção de RH, processos seletivos na gestão privada e pública (desenhando e organizando entrevistas, dinâmicas, formulação de questões e devolutivas de processos de seleção). Customiza, desenvolve, conduz e acompanha como Head da Integração Escola de Negócios programas e projetos da Escola de Secretariado e Assessment, além de temas como Formação de Mentores, Inteligência Emocional e Influência, Liderança, Administração do Tempo, Comunicação Interpessoal e Relacionamento Interpessoal, Protagonismo, entre outros temas comportamentais.

Foi Consultor para Instituições como ALBA CONSULTORIA (em parceira com a FUNDAÇÃO DOM CABRAL), IDS, GLOBAL CULTURE, GRUPO MAKIYAMA, SEBRAE e SENAC. Atua em Orientação Vocacional / Profissional para adolescentes em fase de escolha da carreira e Reorientação Profissional para adultos. Professor eventual para cursos de lato sensu / MBA na FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Universidade Gama Filho e Universidade Metodista.

 

FORMAÇÃO

MBA Gestão estratégica de Pessoas - UFRJ (2014)

Extensão universitária em Orientação Vocacional e Profissional - PUC (1997)

Psicologia - Universidade São Marcos / PUC (1994)

Ciências Sociais - Universidade São Marcos (1984)

 

IDIOMAS

Inglês / Espanhol intermediário para entendimento

Solange Garcia

• Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Faculdades Integradas de Ciências  Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

• Psicodramatista, formada em Psicodrama pela ABPS Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama.

• Especialização em Psicologia Social pelo Sedes Sapientae.

• Especialização em Jogos Cooperativos pelo Projeto Cooperação.

• Atuação profissional em RH no Treinamento e Desenvolvimento e Projetos da área de Qualidade.

• Iniciação ao estudo e formação da ferramenta Eneagrama para gestão de pessoas.

• Atuação como Consultora Comportamental desde 1996 em empresas como :  Faber Castell, H.Stern, Natura, Montcalm, Votorantin,  Unibanco, etc.

• Alguns Programas Desenvolvidos: Liderança, Autodesenvolvimento para o Sucesso das Relações Interpessoais, Excelência no Atendimento à Clientes, Motivação, Formação de Facilitadores, Desenvolvimento de Equipes, etc.

Margareth Chiaramelli

• Executiva da área de RH e Gestão. Fundou e atuou como Reitora da Universidade Corporativa Sadia e Gerente de RH e Gestão de outras empresas de porte;

• Consultora e professora em temas relacionados a liderança e gestão de processos;

• Implantou diversos projetos relacionados a cultura organizacional, desdobramento de metas, gestão de desempenho, meritocracia com vertentes de desempenho e competências, pesquisa de clima organizacional, feedback 360º, planejamento de carreira e sucessão, além de diversos projetos estratégicos ligados a Presidência em diversas empresas;

• Parceira do Dr. Tom Chung (Médico Neurologista) e autor do Livro “Qualidade Começa em Mim”, em Programas de Desenvolvimento Gerencial;

• Professora convidada da FIA em disciplinas relacionados a Liderança nos MBA`s de Comércio Internacional e da UNICAMP em Gestão de Pessoas nos Programas de Especialização em Gestão Empresarial;

• Participação no livro “Educação Corporativa no Brasil” da Professora;

• Palestrante em diversos Congressos, Fóruns e Seminários;

• Psicóloga, Pós Graduada em Adm. RH e MBA em Gestão Empresarial (UNICAMP), com Especialização em Psicopedagogia (Certificada pelo Conselho Regional Psicologia).

• Responsável pela Escola de Vendas e Núcleo de Coaching da Integração Escola Negócios, onde também atua como consultora exclusiva.

 

Fátima Miranda

• Formada em Letras pela UERJ e Direito pela Bennett, no Rio de Janeiro. 

• Pós-graduada em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Interdisciplinar de Recursos Humanos, Rio de Janeiro, com especialização em diversos cursos na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

• Participa periodicamente de grandes eventos para atualização constante na área. 

• Especialização em Psicopedagogia Institucional. 

• Facilitadora na metodologia Outdoor Training, pela Dinsmore. 

• Facilitadora do Jogo da Transformação, credenciada pela Innerlinks, USA. 

• Possui larga experiência com trabalho de grupo, e desenvolvimento de equipas.

• Especialista em design, e facilitação de jogos de empresa. 

• Palestrante das Quartas Gerenciais na UNB. 

• Palestrante do Congresso Estadual de Recursos Humanos – RH Rio 2008 – Liderança Transformadora e do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas –CONARH.

André Ricardo

• Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, MBA em Gestão pela Qualidade Total pela UFF-RJ e especialização em Gestão Estratégica pela UCAM. Formação superior em Publicidade.

• Atuou como Gerente de Recursos Humanos e Qualidade.

• Certificações em HBDI (Herrmann Brain Dominance Instrument) / LEAP (Leadership Alignment Profile) pela Folino Learning Alliances; certificação Big Five pela Integração Escola de Negócios e Consultor DISC pela Etalent Consultoria.

• Coaching – Modelo PBC (Project Based Coaching) pela Dinsmore Compass e modelo Personal & Professional pela Sociedade Brasileira de Coaching.

• Diretor Executivo da Gente em Ação Consultoria em Gestão Empresarial, com atuação em clientes próprios e em parceria com outras consultorias, em empresas públicas e privadas de diversos portes e segmentos. Experiente em diagnóstico organizacional, programas de capacitação técnica e comportamental, projetos especiais em Gestão de Pessoas, mapeamento de competências, de funções e de processos.

• Consultor técnico associado a grandes consultorias.

• Professor de graduação e pós-graduação em áreas de Gestão Estratégia e Gestão de Pessoas.

Informações 

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.  

* valor para inscrição de residentes no Brasil  

 

Trilha de Desenvolvimento - Escola de Líderes

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

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