Curso Formação de Coordenadores e Especialistas de T&D - Integração Escola de Negócios ©
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DE CURSOS

CURSO FORMAÇÃO DE COORDENADORES E ESPECIALISTAS DE T&D

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Apresentação

A área de treinamento enfrenta desafios complexos que vão desde um preciso diagnóstico de necessidades (antigo LNT) até a avaliação de resultados, passando pelo desenho dos programas, fluxo de logística, custos, impactos e indicadores.

A proposta deste curso é orientar os gestores para a construção de programas de treinamento que estejam de acordo com o plano estratégico da empresa, considerando todas as etapas do processo.

Objetivos

  • Planejar uma iniciativa de T&D alinhada à estratégia da organização, contemplando objetivos de negócios, custos, metodologia e indicadores de resultados.
  • Identificar ações de treinamento e desenvolvimento alinhadas aos objetivos organizacionais por meio da realização de um Diagnóstico de Necessidades de Treinamento (antigo LNT) eficaz.
  • Definir indicadores de sucesso da ação de treinamento.
  • Conhecer e aplicar os quatro níveis de avaliação de resultados em treinamento (Donald Kirkpatrick).
  • Conhecer e aplicar conceitos básicos da metodologia ROI.

Metodologia

O curso seguirá o ciclo de vivência (fazer), análise (processamento), conceito (teoria) e aplicação. Trechos de filmes, estudo de casos, debates e exercícios práticos serão amplamente utilizados de forma a contribuir para a absorção dos conceitos e sua transposição para a prática.

Será solicitado um pré-trabalho ao participante consistindo na coleta de informações sobre um projeto de T&D em que esteja trabalhando no momento, de modo a viabilizar em sala de aula a aplicação de técnicas de mensuração de resultados utilizando um caso real da sua empresa.

Será disponibilizado relatório com o resultado da pesquisa "O Panorama do Treinamento no Brasil 2017 | 2018".

Programa

  • Cenário atual
  • Fatores competitivos das organizações na era da informação
  • Retrato de T&D no Brasil – pesquisa da ABTD (Associação Brasileira de treinamento e Desenvolvimento; Pesquisa Delphi FIA USP)
  • Planejamento estratégico de gestão de pessoas
  • Exercício prático: análise SWOT de case
  1. O plano estratégico de treinamento e desenvolvimento
  • Os pilares que sustentam o plano estratégico de T&D:
    • Balance ScoreCard
    • Competências
    • Exercício prático: definição dos indicadores BSC e competências aplicadas ao case
  • Visão geral dos elementos estruturantes do plano estratégico de T&D:
    • Treinamentos técnicos
    • Treinamentos obrigatórios
    • Treinamentos corporativos
    • Treinamentos on the job
    • Desenvolvimento
    • Escola de líderes
    • Escolarização
    • Idiomas
    • Trainees
    • Estagiários
    • EAD (ensino a distância)
  • Exercício prático: construindo o plano estratégico de treinamento e desenvolvimento do case
  1. Diagnóstico de necessidade de treinamento (DNT)
  • Indicadores BSC (baseado no planejamento estratégico)
  • Indicadores de competência
  • Principais fontes para o DNT
  • Metodologia para realização do DNT
  • Objetivos dos programas e ações de treinamento
    • Exercício prático: construindo objetivos de negócios e seus indicadores
  • Princípios da andragogia (ensino de adultos)
  • Métodos e técnicas mais utilizados em treinamento
  • Indicadores de resultados em treinamento
    • O que são indicadores
    • Indicadores quantitativos
    • Indicadores qualitativos
    • Exercício prático: construindo indicadores para ações do case
  • Orçamento
    • Modelo orçamentário e sua estruturação
  1. Metodologias
  • As principais metodologias: conceitual, prática, simulada, comportamental
  • Vantagens e desvantagens de cada uma das metodologias
  • Uso de diferentes técnicas
  • Exercício prático: definição de métodos e técnicas para programas do case.
  1. Mensuração de resultados
  • Os 4 níveis de avaliação de resultados (Donald Kirkpatrick)
  • Como utilizar cada um dos níveis
  • Formulários e aplicações
  • Exercício prático + troca de melhores práticas
  1. ROI (Return on Investment)
  • Indo além dos 4 níveis – o 5º nível (Jack Philips)
  • O que é ROI
  • Quais as informações necessárias para mensuração do ROI
  • Quando se utilizar da metodologia ROI
  • Exercícios práticos

A quem se destina

Esse curso se destina a analistas de treinamento seniores, coordenadores de treinamento, gerentes de treinamento e todos os profissionais que precisam estruturar, implantar e gerenciar o plano estratégico de treinamento e desenvolvimento de sua empresa ou área funcional.

Professores: 

Rosana Citro Nucci

Graduada em Matemática Pura pela Universidade de São Paulo, com certificação em aprendizagem de adultos e treinamento de professores e facilitadores pela Universidade de Cambridge. É facilitadora certificada na aplicação das metodologias 6D, ROI, Kirkpatrick e na ferramenta LPI® (Inventário de Práticas de Liderança) de Kouzese Posner.

Tem experiência de 25 anos nas áreas de aprendizagem, treinamento e gestão educacional. Foi coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento e Gestora de Unidades de Negócios na Associação Cultura Inglesa –São Paulo.

Atua como consultora, desenvolvedora e facilitadora bilíngue em soluções de educação corporativa, desenvolvendo times e líderes em todos os níveis nas áreas de Autoconhecimento, Liderança, Gestão de Pessoas, Influência, Execução e Gestão de Negócios. Desenvolve e conduz programas de Formação de Multiplicadores de Treinamento e Formação de Profissionais de RH. Conduz workshops de aplicação das principais metodologias de planejamento de mensuração de resultados de treinamento.

Marcelo Porto Fernandes

Marcelo Porto Fernandes é mestre em "Instructional Systems" pela "University of Central Florida" e Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Sua experiência profissional inclui a EMBRAER (como engenheiro de sistemas, gerente de desenvolvimento de RH e diretor de treinamento de clientes), a FLIGHTSAFETY (como projetista sênior de instrução e capacitação), a FAMDA - Florida Aviation Management Development Associates (como consultor para projetos de aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento).

Atuou como vice-presidente de Novas Tecnologias para Gestão de Pessoas na ABRH- Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

É sócio-diretor da MENTOR Interativa e head da Integração Escola de Negócios, exercendo as funções de consultor, gestor e articulista na área de educação corporativa, competências técnicas, gestão do desempenho, aprendizagem mediada por tecnologia e gestão do conhecimento em diversas empresas privadas e públicas.

Tem compartilhado sua experiência como professor em cursos de MBA e especialização na FGV- Fundação Getúlio Vargas, na FIA (Fundação Instituto e Administração)  e na PUC-Campinas em disciplinas ligadas a conceitos e métodos para aprendizagem mediada por tecnologia, educação corporativa, gestão do desempenho e gestão do conhecimento.

Informações 

Carga Horária: 24 horas

Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação) 

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

* valor para inscrição de residentes no Brasil 

Trilha de Desenvolvimento - Recursos Humanos

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

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