Curso Formação do Profissional de Custos e Orçamento - Integração Escola de Negócios ©
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DE CURSOS

CURSO FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CUSTOS E ORÇAMENTO

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Objetivo

• Conhecer as nomenclaturas relacionadas à teoria de custos para facilitar a segregação dos gastos e o entendimento no uso das informações.

• Saber diferenciar os aspectos contábeis dos gerenciais possibilitando a apuração das diferenças entre os métodos e identificando os motivos.

• Compreenda por que as organizações fazem orçamento e os processos que elas utilizam para elaborá-los.

• Definir as premissas econômico-financeiras base para futuras projeções.

• Projetar o tamanho de mercado, concorrentes e as estratégias para ganho de participação de mercado (market-share).

• Saber elaborar o orçamento de vendas, incluindo planilha de previsão de recebimentos, de produção, dos materiais diretos, incluindo planilha de previsão dos pagamentos referentes à compra de materiais, de mão-de-obra direta e mão-de-obra indireta.

• Compreender as variações de custo, volume e lucro e seus impactos nas organizações. Entender o nível mínimo de vendas e aprender como formar o preço dos produtos, para superar os pontos de equilíbrios.

• Analisar a metodologia do custeio baseado em atividades e compreender a sua aplicação

Programa

Módulo 1 – Introdução à gestão de custos          

Objetivos:

• Conhecer todas as nomenclaturas relacionadas à teoria de custos para facilitar a segregação dos gastos e o entendimento no uso das informações.

• Saber diferenciar os aspectos contábeis gerenciais, possibilitando a apuração das diferenças entre os métodos e identificando os motivos.

Programa:

1. Histórico da contabilidade de custos

• Apresentação de conceitos básicos de custos: gasto, custo, despesa, perda, ganho e investimento.

• Contextualização dos custos nos negócios.

• Princípios e normas relacionados à gestão de custos.

• Introdução dos custos para fins contábeis: apuração de estoques, e apuração do cmv.

• Introdução dos custos para fins gerenciais: resultado por produto, segmento, canal de vendas, ponto de equilíbrio e formação de preço.

• Acompanhamento dos custos nos estoques: PEPS / UEPS.

2. Custos para fins contábeis: método absorção

• Separação entre os gastos:

- Custos e despesas.

• Apontamento dos custos diretos:

- Matéria-prima

- Mão de obra direta.

• Departamentalização:

- Centros de custos e resultado.

• CIF (Custos Indiretos de fabricação)

- Importância do Rateio dos custos indiretos.

3. Custos para fins gerenciais

• Método variável:

- Gastos fixos.

- Gastos variáveis.

- Conceito de margem de contribuição.

• Comparação entre os métodos de custeio:

- Absorção X variável.

- Apuração da diferença entre os resultados.

- Justificativa da diferença.

Módulo 2 – elaboração e análise do orçamento empresarial                     

Objetivos:

• Compreender por que as organizações fazem orçamento e os processos que elas utilizam para elaborá-los.

• Definir as premissas econômico-financeiras base para futuras projeções.

• Projetar o tamanho de mercado, concorrentes e as estratégias para ganho de participação de mercado (market share).

• Elaborar o orçamento de vendas, incluindo planilhas de: previsão de recebimentos, produção, materiais diretos, previsão dos pagamentos referentes à compra de materiais, e mão de obra direta e indireta.

Programa:

1. Aspectos conceituais do orçamento

• Função dos orçamentos nas organizações.

• Conceitos de planejamento e controle.

• Relacionamentos entre os elementos do plano orçamentário.

• Contabilidade por responsabilidade.

• Tipos de centros de responsabilidade.

• Tipos e dimensões temporais do orçamento.

• Perspectivas do orçamento.

• Vantagens e limitações do orçamento.

• Fatores críticos de sucesso.

2. Como elaborar peças orçamentárias?

Orçamento:

• De premissas econômico-financeiras (variáveis externas).

• De premissas operacionais (variáveis internas).

• Do tamanho e participação de mercado.

• De vendas e planilha de recebimentos.

• De produção.

• De custos e consumo de material direto.

• De compras e movimentação de estoques de material direto.

• Do saldo a pagar dos impostos incidentes nas vendas e compras.

• Da mão de obra direta.

• Dos custos indiretos de fabricação variável.

• Dos custos indiretos de fabricação fixos.

• Dos custos dos produtos vendidos e saldo de estoque de produtos acabados.

• Das despesas administrativo-comerciais.

• Do saldo da conta de fornecedores.

• De investimentos.

• De caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial.

3. Como analisar as variações do lucro real versus orçado?

Entendendo os custos-padrões:

• Como são estabelecidos os padrões dos materiais diretos e da mão de obra direta.

• Determinar as variações de preço e quantidade dos materiais diretos e explicar a sua importância.

• Calcular as variações da taxa de mão de obra direta e de eficiência e explicar sua importância.

• Determinar variações de gasto e de eficiência do custo indireto de fabricação.

• Entender as vantagens e os problemas potenciais da utilização de custos padrões.

Módulo 3 - Gestão de custos e orçamento avançado                           

Objetivos:

• Compreender as variações de custo, volume e lucro e seus impactos nas organizações.

• Entender o nível mínimo de vendas e aprender como formar o preço dos produtos, para superar os pontos de equilíbrios.

• Analisar a metodologia do custeio baseado em atividades e entender a sua aplicação.

Programa:

1. Análises em custos

• Gráfico de custos, volumes e lucro.

• Margem e taxa de segurança.

• Margem e taxa de contribuição.

• Ponto de equilíbrio:

- Contábil, econômico e financeiro.

• Grau de alavancagem operacional.

2. Introdução ao conceito do custeio por atividade

• Método ABC.

• Método Misto.

• Aplicação do ABC.

• Custos para formação de preço:

- Nível de atividade definido.

- Nível de atividade e resultado proporcional ao preço de venda.

- Nível de atividade e resultado um valor arbitrado (fixo).

3. Análise das variações do lucro

• Composição da análise das variações.

• Fatores causais chave.

• Análise das variações de vendas:

- Tamanho de mercado (market size).

- Participação de mercado (market share).

- Composição das vendas (mix).

- Preço (price).

• Análise das variações das margens de contribuição: volume, mix, preços e custos.

• Vantagens e limitações da análise das variações.

A quem se destina

Profissionais que necessitam entender nomenclaturas, conceitos e métodos de custos para tomadas de decisão; elaborar e analisar orçamentos; e obter maior poder de análise gerencial em suas empresas.

Professores: Giovanni Colacicco

• Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria pela PUC-SP.

• Graduado em Ciências Contábeis, também pela PUC-SP, com Título de Melhor Aluno conferido pelo CRC-SP.

• Atualmente, é Professor do Departamento de Ciências Contábeis da PUC-SP e Gerente Executivo dos Cursos de Finanças e Logística na Integração Escola de Negócios.

• Experiência de 10 anos na área de Controladoria e Contabilidade de Custos, em empresas de médio e grande porte, sendo sua última passagem pela Controladoria da Holding do Banco Itaú S/A.

Silvio José Moura e Silva

• Graduado em Administração de Empresas e em Engenharia Mecânica.

• Pós-Graduado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (FGV/SP), Globalização e Cultura (FESPSP), Psicologia Social das Organizações (Sedes Sapientiae).

• MBA-Controller e MBA-Gestão Financeira e Risco (FIPECAFI/USP).

• Cursou o Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

• Atuou durante 15 anos nas áreas administrativa e financeira de organizações na área da saúde.

• Atualmente, é sócio da Moura e Silva Consultoria em Gestão Empresarial e Marketing.

Informações

Carga Horária: 45 horas

Horário: aulas às quintas e sextas, das 08h30 às 17h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros. 

* valor para inscrição de residentes no Brasil 

**10% de desconto para contadores devidamente registrados no CRC-SP. 

 

 

Trilha de Desenvolvimento - Finanças

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
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