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DE CURSOS

CURSO FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL GENERALISTA DE RH

Conhecendo os fundamentos dos subsistemas de RH

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Apresentação

A gestão de pessoas tem se destacado  como uma das competências mais requeridas nas empresas na atualidade. O aperfeiçoamento do conhecimento e das práticas dos diversos subsistemas  permite ao analista atuante na área ampliar sua visão sistêmica de RH, tornando-se mais  versátil, capaz de explorar ao máximo as ações para otimizar investimentos e resultados.

Baseado em uma visão ampla e fundamental, o curso se propõe a contribuir como diferencial na performance dos participantes.

Objetivos

• Obter referências conceituais que possibilitem ao profissional compreender a área de gestão de pessoas a partir dos diversos subsistemas de RH.

• Incentivar a capacidade de analisar e avaliar os reflexos das atribuições específicas de cada subsistema, enxergando as interdependências no contexto empresarial e aperfeiçoando a visão sistêmica de RH.

• Contribuir não só para a eficácia de seu segmento de atuação, como também para os resultados desejados da área de RH como um todo.

Metodologia

A metodologia é participativa, privilegia a correlação teoria / prática e o espaço para a  troca de experiências.

Na oficina que acontece no último dia do curso, estudos de caso servirão de suporte para a  decisão das soluções cabíveis para os temas propostos.

Será disponibilizado relatório com o resultado da pesquisa "O Panorama do Treinamento no Brasil 2018/2019"

Programa

1. Contexto global e o subsistema de recrutamento e seleção

• As organizações no contexto das mudanças

• Impacto na função recursos humanos

. Competências essenciais do profissional de RH

• Recrutamento

- O que é?

- Recrutamento interno x recrutamento externo

- Prós e contras

- Fontes e estratégias de recrutamento

- Como e onde atrair profissionais

• Seleção

- O que é?

- Instrumentos estratégicos: o que e quando utilizá-los

- Entrevista

- Dinâmicas de grupo

2. Administração de pessoal

• Contratação de serviços

• Contrato de trabalho

• Jornada de trabalho

• Férias

• Rescisões contratuais

• Poder disciplinar do empregador

3. Cargos e salários

• Aspectos históricos da administração salarial

• Princípios e conceitos básicos da administração de salários

• A importância de uma estrutura salarial na empresa

• Analisando as políticas e práticas de recursos humanos e a estrutura organizacional

• Como “vender” e divulgar um plano e o projeto

• Levantamento de informações: sistemas e critérios

• Análise e identificação de funções e cargos

• Descrição e especificação de cargos

• Sistemas de avaliação e classificação de cargos

• Aplicando a estatística na administração de salários

• Pesquisa salarial: critérios, análise e aplicabilidade

• Estrutura de cargos e salários: análise de curvas e montagem de tabelas

• Elaboração da política salarial

• Implantação e manutenção

4. Benefícios

• Definições

• Fatores higiênicos e motivacionais

• Benefícios higiênicos

• Benefícios ligados à saúde

• Outros benefícios utilizados

• Benefícios motivacionais

• Exemplos de benefícios motivacionais

• Benefícios flexíveis

• Qualidade de vida

• Alinhando os benefícios aos desejos das pessoas – o foco geracional

• Gestão de benefícios

• Alinhando os benefícios e recompensas à estratégia da empresa

• Implantação e divulgação dos planos de benefícios 

5. Treinamento e desenvolvimento

• O papel estratégico da função T&D nas organizações: missão, função e paradigmas

• O processo de T&D: modelo tradicional e modelo por competências

• Novas abordagens de T&D

- Aprendizagem vivencial

- Educação a distância

- Universidade corporativa

6. Oficina: visão sistêmica de RH

• Identificação da linha que integra o cenário global, administração de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento

• Avaliação dos impactos nos resultados, quando integramos as ferramentas de RH na empresa.

A quem se destina

Esse curso é destinado a analistas de recursos humanos  que precisam conhecer as atividades relativas a cada subsistema e desenvolver a visão sistêmica da gestão de pessoas.

Professores: Cynthia Lopes

• Psicóloga, com Pós-Graduação em Jogos Cooperativos e em Consultoria Interna de Recursos Humanos e Especialista em Gestão do Conhecimento.

• Atua na área de Gestão de Pessoas desde 1970 em empresas como: NET Serviços de Comunicação, Casa Anglo Brasileira (Mappin) e Sodexho do Brasil.

• Desenvolve projetos de Desenvolvimento de Gestores, Construção de Times em empresas como: Companhia Brasileira de Latas, Globoterra e Hospital Sírio Libanês.

Edson Lourenço Herrero Faria

 Sociólogo e Psicólogo, com Complementação Curricular em Orientação Vocacional/Profissional pela PUC-SP, atuando nas áreas organizacional e clínica. Consultor de empresas há treze anos, dedicando-se ao planejamento, desenvolvimento e execução de programas de treinamento na área comportamental em nível gerencial, técnico e operacional (Gestão de pessoas, Trabalho em Equipe e de Alta Performance, Relacionamento Interpessoal, Técnicas de Apresentação e Oratória, Administração de Conflitos e Coaching). Generalista nos demais subsistemas de Recursos Humanos; Políticas de RH; Avaliação de Potencial e Mapeamento de Competências, Assessment e Coaching Atua, ainda, em projetos de avaliação de clima e cultura organizacional, estratégias, implantação e manutenção de RH. Consultor para Instituições como ALBA CONSULTORIA (em parceira com a FUNDAÇÃO DOM CABRAL), IDS, GLOBAL CULTURE, PROJEÇÃO, IDORT, SEBRAE e SENAC. Atua em Orientação Vocacional / Profissional para adolescentes em fase de escolha da carreira e Reorientação Profissional para adultos. Professor eventual para cursos de lato - sensu / MBA na FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Universidade Gama Filho e Universidade Metodista.

Tommaso Russo Neto

• Engenheiro Naval pela Poli-USP.

• Consultor em projetos de organização, remuneração e benefícios.

• Carreira desenvolvida em empresas de projetos técnicos e organizacionais e na Sadia S/A, onde atuou por 15 anos.

• Implantou no Brasil e exterior o Programa de PPR, Bônus para Executivos, Programa de Stock Options, diversas políticas de comissionamento dirigidas à força de vendas e áreas de apoio, além da gestão de benefícios e das políticas ligadas a remuneração e benefícios.

• Experiência generalista nos subsistemas de RH.

Francisco Rafael Pescuma

• Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Recursos Humanos e atuando na área desde 1973.

• Realizou diversos trabalhos na área de desenvolvimento e de remuneração, atuando em posições técnicas, de comando e como Consultor em empresas nacionais e multinacionais.

• Conselheiro e Diretor Técnico da ABRH/SP.

• Professor Universitário e Instrutor de cursos de formação e especialização em remuneração em diversas instituições, participando e coordenando grupos informais da área de Recursos Humanos.

• Eleito profissional do ano em Remuneração, pelo Grupisa São Paulo em 1986 e Grupisa Rio em 2004.

 José Carlos Giudice

• Mestrando em Psicologia Organizacional (PUC-SP), Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Graduado em Administração de Empresas e Contabilista.

• Atuando há mais de 44 anos em Administração de Recursos Humanos, docente em diversos Institutos de Treinamento em cursos nas áreas de Legislação Trabalhista, Previdenciária, Segurança do Trabalho e Administração de Recursos Humanos, consultor e auditor na área de Administração de Pessoal, promovendo o desenvolvimento e formação de equipes de auditoria interna.

 Maria Ines Felippe

• 27 anos de experiência na área de Recursos Humanos.

• Psicóloga, Master em Criatividade e Inovação Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.  Em 2002, participou do Training Course on Solving Human & Organizational Problems for Brazil, no Japão. 

• Palestrante convidada da Faculdade de Fernando Pessoa em Portugal, na disciplina Soluções Criativas de Problemas nos Conflitos, no Master Internacional de Criatividade Aplicada. Professora de graduação e pós-graduação: FAAP, INPG (Instituto de Pós-graduação) e MBA- Instituto Chiavenato (SP), IBMEC. Palestrante do IBC - Internacional Business Comunications e vários congressos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH – Nacional). Experiência internacional em: Angola (ONU), Venezuela, Argentina, México, Espanha, Portugal e Japão.

• Coautora de 7 livros e autora dos livros: 4 C’s para competir com criatividade e inovação; Conflitos e emoções e Como avaliar potencial e competências.

Informações

Carga Horária: 48 horas (6 módulos de 8 horas cada). 

Horário:

Março e abril: aulas de segunda a sábado das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Julho e agosto: aulas aos sábados das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Novembro: aulas de segunda a sábado das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada:  boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública:  empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

* valores para inscrição de residentes no Brasil

 

Trilha de Desenvolvimento - Recursos Humanos

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

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