Curso Formação em Consultoria Interna de RH - Tornando sua Ação Estratégica com o Business Partner - Integração Escola de Negócios ©
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DE CURSOS

CURSO FORMAÇÃO EM CONSULTORIA INTERNA DE RH - TORNANDO SUA AÇÃO ESTRATÉGICA COM O BUSINESS PARTNER

Inclui ferramenta para levantamento de seu perfil e mapa de aprendizagem

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Apresentação

Este curso visa apresentar o conceito do modelo de consultoria Interna, as melhores práticas de mercado, o passo a passo para quem deseja implementar ou mesmo avaliar se seu modelo está eficiente, trazendo ferramentas práticas para aumentar a performance dos atuais e futuros consultores internos de RH.

Neste programa conheceremos os riscos e as oportunidades de implantar o modelo, as interfaces do papel do consultor interno com os demais subsistemas de RH, e sua relação com os clientes internos, o que muda na forma de atuação, e como isso impacta no papel dos líderes e, por fim, os principais indicadores de resultados.

Objetivo

• Aprender conceitos, modelos e estratégias adotadas por organizações que implementaram o modelo de consultoria interna de RH com sucesso.

• Obter ferramentas para a adequada elaboração do modelo de consultoria.

• Desenvolver o perfil e as competências requeridas para atuar como consultor interno de RH organizacional.

• Aprender a usar ferramentas para trabalhar as resistências dos clientes internos.

Metodologia

Trabalhamos com a metodologia de aprendizagem de adultos (andragogia), em que a experiência do treinando é valorizada e aproveitada e sua atuação, estimulada por meio do ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb (vivência, análise, conceituação, aplicação), bem como o modelo de sala de aula invertida (fliped Classroom)

Utilizamos cenas de filmes, dinâmicas, cases, exercícios práticos e jogos para definição de papéis de CI e áreas correlatas e etapas de implementação do processo.

Programa

 

Módulo 1 – A base de sustentação do modelo de BP

  • O contexto da área de RH e seus impactos frente às novas demandas
  • Pilares que estruturam o RH Estratégico
  • As bases do Modelo de Consultoria Interna
  • Construção do cenário e as bases do Modelo
  • O que é Consultoria Interna de RH
  • Interface com os demais subsistemas de RH
  • Que empresas devem utilizar este modelo
  • Riscos e Oportunidades do Modelo
  • Papéis e Responsabilidades dos Steakholders
  • Principais Indicadores do Modelo 

Produto: Construção do cenário e as bases do seu Modelo (swot do time; Competências essenciais, Missão Visão e Valores do RH, Principais resultados e Indicadores).

JOGO: Reis do Café

Jogo uma instigante e poderosa ferramenta que integra teoria e prática com a simulação de negócios, com foco em gestão e relacionamento com o cliente, que prevê análise e tomada de decisões relativas a mudanças de mercado, a construção de cadeias de abastecimento e o desenvolvimento da compreensão das necessidades dos clientes, revelando claramente a importância da coleta de informações, do comportamento adaptativo e compreensão dos mercados e valores das commodities.

Módulo 2 – O perfil do BP e seu posicionamento como parceiro de negócios

  • O papel e o perfil do Consultor Interno de RH
  • Interface com as áreas de especialistas
  • A atuação do BP junto aos líderes e aos pares
  • Construção do modelo de competências para o BP: As competências fundamentais - exercícios de desenvolvimento + ferramentas (assertividade, resiliência, inteligência emocional, administração de conflitos, etc)
  • Percepção e Modelo Mental
  • Devolutiva Big5 + análise do perfil frente ao Modelo de Atuação (David Ulrich)

Produto: Análise do perfil Big5 + Perfil do Grupo + Plano de Desenvolvimento Individual.

 

 

Módulo 3 -  O modelo Business Partner e o equilíbrio entre Generalista X Especialista

  •  Ampliando a visão do BP para outras atividades de Gestão de Pessoas
  •  Atuação do BP na prática
  •  Identificação e análise das situações problemas, ou de oportunidades, como um ponto crítico na atuação               do BP
  •  Entendendo a demanda: do diagnóstico as expectativas de resultados
  •  Proposta de soluções
  •  Planejando e priorizando as atividades
  •  O “Cockpit” de acompanhamento de projetos e de indicadores de Gestão de Pessoas
  •  Avaliação e comunicação dos resultados

Produto:  Discussão de casos, Matriz de Análise da Situação, Análise de Problemas e Problemas Potenciais, Instrumentos de Diagnóstico, Definição de Prioridades e Indicadores de Resultados e Plano de Ação. 

 

 

Módulo 4 – A relação dos Consultores com os stakeholders

  • Quem é o cliente do Business Partner
  • O BP atuando em diversas perspectivas de clientes
  • Entregáveis orientações e desafios de cada público
  • Momento que o BP se torna cliente
  • Resistências e suas dimensões
    • Conhecimento do negócio
    • Relacionamento de confiança
    • Análise do ambiente
    • Apoio e reputação da área de atuação
    • Competências e desempenho do BP
  • Transformando resistências em pontos de melhoria e construção do relacionamento
  • Ferramentas de coach para o BP atuar junto aos líderes
    • Comunicação e empatia
    • Identificação de obstáculos e transforma-los em recurso
    • Buscar experiências e competências vivenciadas para execução futura (trazer soluções para o futuro e não ficar no passado)

Produto:  Ferramentas de Coach, Plano de Ação e Estudo de caso: A ação do BP em um ambiente de mudança onde a resistência interna é intensa e limitante ao crescimento da empresa.

 

A quem se destina

Profissionais responsáveis pela área de Consultoria Interna, bem como os próprios especialistas e Business Partners que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos para uma melhor atuação na atividade.

Professores: Lucimar Delarolli

  • Mestranda em Gestão do Conhecimento (Universidad de Léon-Espanha), Especialização latu senso em Gestão de Recursos Humanos (MBA) -  PUC/RJ; 
  • Pós graduação em Gestão de Pessoas pela PUC-RJ, em Terapeuta Holística de Base pela Unipaz SP e em Psicologia Positiva pelo IPOG SP
  • Coach, Mentora e Holocoaching pela metodologia  ISOR®, do Instituto Holos;  Dinamicista de Grupo;  Habilitada nas metodologias MBTI®  e WorkPlace BigFive ® de Inventário de Personalidade e na  Development Talent, da Global Novation; Neurociência em Educação.
  • Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia – Universidade Gama Filho/RJ.
  • 25 anos de experiência em  Gestão de Pessoas, Especialista em Desenvolvimento Humano (T&D)e em posições de Business Partner em empresas nacionais, multinacionais, ONG e Consultorias.
  • 14 anos atuando como Consultora de empresas realizando Diagnósticos Organizacionais, desenvolvendo soluções educacionais em Gestão de Pessoas, projetos de RH, Implementação do Modelo de Consultoria Interna de RH e Competências  e desenho e gestão de programas de capacitação e treinamentos.
  • Implementou programas de Estágio e Trainee, Desenvolvimento de Lideranças (em diferentes níveis), Banco de Talentos e Gestão por Competências em diferentes organizações; autora de vários artigos e manuais técnicos.
  • Professora dos cursos de Pós graduação nos MBAs  de Marketing da ESPM e de Gestão de  Negócios do IBMEC; bem como de diversas disciplinas do curso de Tecnólogo em RH pela UNESA.
  • Palestrante, e co-autora do livro SER MAIS COM GESTÃO DE PESSOAS, pela Editora Ser+

Elisabete Carreira Coelho  

                                                             
• Psicóloga com Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos pela FAAP e Gestão Estratégica de Pessoas, pela FGV. Formação em Coaching pelo ICI - Integrated Coaching Institute®. Practitioner em Programação Neurolinguística;

• Consultora em Desenvolvimento Humano, profundos conhecimentos em assessment, Coaching e Treinamento e desenvolvimento de executivos. Como consultora há 14 anos, assessora Empresas de segmentos e portes diversos, desde o diagnóstico Organizacional até a Implantação e Acompanhamento das ações;

• Atuou como Generalista na Área de Recursos Humanos e, também, responsável por promover o Desenvolvimento dos Líderes, com foco no aprimoramento de suas competências e, oferecer apoio à Gestão das Equipes e do Clima Organizacional, com ferramentas, ações específicas e programas customizados;

• Sólida experiência em Assessment, Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas, Pesquisa de Clima Organizacional e Recrutamento & Seleção por competências. 

• Experiência em Implementação, atuação e Coordenação de programa de Coaching individual e ações de Team Building;

• Especialista em Treinamentos customizados sobre Liderança, Técnicas de Atendimento, Líder Coach, Formação de Multiplicadores de Treinamento, Como falar em Público, Comunicação, Atendimento ao Cliente, Relacionamento Interpessoal, Tomada de Decisão, Liderança Situacional, Recrutamento e Seleção, entre outros.

Fátima Ribeiro

  • Graduada em Pedagogia e Pós Graduada em Administração de RH – FAAP.
  • Certificada em Coaching pelo ICI- Integreted Coaching Institute, Qualificada no MBTI (Myers Briggs Typer Indicator), Certificada no Big Five Porfile e Especialização em Consultoria pela Adigo. 
  • Coach e Consultora em Gestão de Pessoas há 12 anos, com foco em Assessment Center, Coaching, Orientação de Carreira, Diagnóstico Organizacional e Hunting;
  • Principais Empresas Atendidas: NET Serviços; TNT, Yamana Gold Inc., Nossa Caixa Nosso Banco, GRAACC, SONANGOL (empresa Angolana), Cargill, Perdigão, Embraer, Porto Seguro, entre outras.

Informações

Carga Horária: 32 horas 

Horário: aulas presenciais das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.  

                         

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante a 75% de presença nas aulas presenciais e 75% nas mentorias) e ferramenta para levantamento de seu perfil, com 28 traços de personalidade para seu autoconhecimento e conhecimento da metodologia de assessment (apenas para quem ainda não possui o laudo desta ferramenta).

 

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

* valor para inscrição de residentes no Brasil.

Trilha de Desenvolvimento - Recursos Humanos

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

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