Curso Gestão de Custos, Despesas e Orçamento para Líderes - Integração Escola de Negócios ©
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DE CURSOS

CURSO GESTÃO DE CUSTOS, DESPESAS E ORÇAMENTO PARA LÍDERES

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Apresentação

O curso está construído para dar sólida base na gestão de custos ao lider de célula ou unidades de negócios. As abordagens trazem um panorama completo dos custos, das despesas, dos investimentos e de todo o funcionamento de uma unidade de negócio, facilitando que o Lider tome decisões acertadas e tenha retorno de resultados. 

Metodologia

O curso se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, em que os participantes realizam tarefas mentais como análise, síntese e avaliação, para identificar soluções e fortalecer a gestão de custos.

No curso, os exercícios são dinâmicos e interativos, com oportunidade de discussão de situações práticas na rotina financeira de uma unidade de negócio.  

Objetivo

• Entender a diferença entre custos e despesas e definir como classificar seus gastos dentro da sua unidade de negócio, facilitando a análise e permitindo identificação de pontos de melhorias.

• Estudar os diferentes sistemas de custeio e identificar o que melhor se enquadra na sua empresa, considerando a finalidade deste controle e o tipo de negócio.

• Conhecer estratégias de redução de custos e despesas, sem comprometimento de qualidade dos produtos e serviços, para aplicação imediata no seu negócio.

• Entender o conceito da margem de contribuição: como ela pode te ajudar na gestão do seu negócio e na formação de preço do seu produto.

• Aprender a construir um sistema de controle gerencial, utilizando a correta teoria, para ter uma ferramenta eficaz que auxilie na tomada de decisão.

• Entender a importância de se ter orçamento nos negócios, como acompanhar os gastos reais com os orçados, e a como analisar as variações e tomar medidas positivas.

Programa

1. Conceitos e classificações

• Custos X despesas – Quais as diferenças e a importância da segregação desses gastos?

• Fixo X variável – Como cada um desses gastos afetam o ponto de equilíbrio e o cálculo da margem de contribuição?

• Direto X indireto – Essa classificação pode estar ligada ao produto e ao departamento, para que serve esta informação?

• Gasto, investimento, ganho e perda – Vocabulário comum nas empresas, muitas vezes usados de forma errônea.

2. Definição de unidade de negócio

• Função e atividades desenvolvidas por cada unidade

• Centros de custo e centros de resultado – qual a diferença e função de cada um

• Conceito de departamentalização – rateando os gastos entre os departamentos

• Características dos serviços prestados

3. Conceitos e aplicabilidade dos métodos de custeio

• Custeio direto - O poder da margem de contribuição

• Custeio absorção - O que é importante saber para a elaboração dos demonstrativos financeiros

• Custeio ABC - Alocações por atividade, importância em saber o custo de cada uma.

4. Decisões e análise

• Qual sistema de custo deve ser adotado?

• Vantagens e desvantagens de cada um

• Análise de custo e identificação de pontos de melhorias

• Custo, volume e lucro

• Ponto crítico

• Técnicas e o uso do orçamento como ferramenta de gestão

5. Estratégias para redução de custo

• Uso da teoria das restrições para identificação dos gargalos

• Análise do custo das atividades

• Qualidade nos processos e pessoas

• Custos – análise da Matéria-Prima, MOD e CIF

A quem se destina

Lideres que atuam em unidades de negócios, dentro de uma empresa, e necessitam de conhecimentos relacionados à gestão de custos e despesas. Destina-se também a pequenos e médios empresários que necessitam de uma visão mais estratégica e gerencial dos seus gastos mensais.

Professor: Silvio José Moura e Silva

• Graduado em Administração de Empresas e em Engenharia Mecânica.

• Pós-Graduado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (FGV/SP), Globalização e Cultura (FESPSP), Psicologia Social das Organizações (Sedes Sapientiae).

• MBA-Controller e MBA-Gestão Financeira e Risco (FIPECAFI/USP).

• Cursou o Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

• Atuou durante 15 anos nas áreas administrativa e financeira de organizações na área da saúde.

• Atualmente, é sócio da Moura e Silva Consultoria em Gestão Empresarial e Marketing.

Informações

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros. 

* valores para inscrição de residentes no Brasil 

 

Trilha de Desenvolvimento - Finanças

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

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TÉCNICO OU ANALISTA
ESPECIALISTA OU COORDENADOR
GERENTE E DIRETOR
LÍDER DE PESSOAS, PROCESSOS E METAS
LÍDER DE LÍDERES OU DE ÁREAS
ANALISTA
ESPECIALISTA
GESTOR
Fiscal
Controladoria e Gestão
Contabilidade
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Finanças e Tesouraria
Competências Técnicas