Curso de Liderança e Gestão de Pessoas da Integração - Integração Escola de Negócios ©
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DE CURSOS

PDL - PARA LÍDER DE PESSOAS, PROCESSOS E METAS

Programa de Desenvolvimento de Liderança o curso com 97% de aprovação dos alunos

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Apresentação do curso de liderança - PDL

O líder de pessoas, diferente do líder de líderes, está envolvido nos aspectos operacionais da área, que consomem boa parte de seu dia por esse motivo um curso de liderança pode fazer toda diferença, na gestão de pessoas, garantindo resultados hoje!

O desempenho de sua área é obtido com seu forte envolvimento com a equipe. Saber mobilizar o time para o atendimento das demandas é fator fundamental de sucesso.

A integração com outras áreas ainda é relacionada ao fluxo das atividades.  Sua capacidade de atingir resultados requer um bom nível de habilidades na gestão de pessoas. E para isso, precisa solidificar seu estilo de liderança.

Ainda existe o conflito de como distribuir seu tempo, pois muitas vezes não percebe que ele mesmo está lidando com as tarefas, quando deveria estar fazendo a gestão.

Precisa entender suas prioridades para, por exemplo, não dar preferência ao trabalho de resolver problemas emergenciais ou técnicos, deixando atividades de gestão de pessoas e planejamento para trás.

Foi por esse motivo que a Integração Escola de Negócios desenvolveu o Curso de Liderança PDL - Programa de Desenvolvimento de Líderes de Pessoas, Processos e Metas.

Objetivo do curso de liderança para gestão de pessoas

A estratégia do curso é fazer uma transição comportamental, buscando que o líder entenda e passe a valorizar seu papel na gestão de pessoas

O curso de liderança parte do autoconhecimento e da expansão da perspectiva da liderança para então, focar em táticas de obter o melhor desempenho da equipe.

O líder é estimulado a explorar melhor o potencial da equipe, utilizando o planejamento, a comunicação e os desafios como fatores de mobilização para uma gestão de pessoas mais efetiva.

Este curso de formação de líderes propicia um reforço sobre o papel do líder de indivíduos, sobre as competências necessárias para deixar de atuar essencialmente como técnico e passar a atuar como um gestor de pessoas.

É um treinamento prático e repleto de ferramentas para o desenvolvimento das competências essenciais da função de líder competente na gestão de pessoas.  

Propicia ainda o autoconhecimento e um assessment para que o líder conheça seu perfil de liderança, fortalezas e pontos de atenção, onde possa construir um plano de ação de seu perfil frente aos desafios de ser um líder na gestão de pessoas.

Alguns dos tópicos que serão desenvolvidos durante o curso de liderança:

Competências essenciais

Comunicação e feedback

Motivação e reconhecimento

Planejamento e foco em resultados

Gestão de equipes e desempenho

Delegação

 

Programa do Curso de Desenvolvimento de Líderes

O PAPEL DO LÍDER DE PESSOAS, PROCESSOS E METAS

O papel do líder

   • Os três eixos da mudança:

   - Mudar a forma de administração do tempo

   - Desenvolver novas habilidades

   - Encontrar um novo significado para o dia a dia

   • Funções da liderança e expectativas das organizações

   • Perfil técnico versus perfil de gestão

   • Perfil do novo líder: competências comportamentais em destaque

O líder e a equipe

   • Gerenciando o clima de trabalho

   • Abordagem positiva para conflitos

   • Como tirar proveito da diversidade da equipe

   • Influenciando o ambiente para produtividade

   • Criando um ambiente de aprendizado e crescimento

   • Delegação como ferramenta de desenvolvimento

Atitude e determinação do líder

   • Alinhamento da equipe para estratégias da área e da empresa

   •  Comprometendo e motivando a equipe

   •  Iniciativa e persistência na melhoria do desempenho da equipe

   •  Transformando intenção em planejamento concreto

ESTILOS DE LIDERANÇA E AUTOCONHECIMENTO

Autoconhecimento

   • Assessment

   • Compreendendo personalidade

   • Traços de personalidade e impacto no desempenho

   • Personalidade e inteligência emocional

   • Plano de ação

   • Estratégias para aumentar o desempenho a partir do perfil do líder

   • Autoconhecimento e percepção das diferenças

Estilo de liderança

   • Identificando os valores e crenças do líder

   • Impacto e alinhamento do seu estilo com o da empresa

   • Fortalecendo seu estilo de liderança

   • Planejando as mudanças e melhorias na liderança

   • Estratégias de compensação e desenvolvimento

LÍDER COACH

Coaching e a liderança

   • O que é coaching

   • A relação de coaching e liderança

   • Ferramentas de coaching

   • Perguntas poderosas - a arte de perguntar e fazer pensar

   • Feedback e coaching

Líder coach

   • Desenvolvimento de pessoas

   • Ferramentas efetivas para desenvolvimento de pessoas

   • Delegação e empoderamento

   • Plano e prática 

COMUNICAÇÃO E FEEDBACK

Comunicação e relacionamentos

   • Por que o processo de comunicação afeta os relacionamentos, a produtividade e a qualidade de vida nas empresas

   • Principais fatores que dificultam ou facilitam a comunicação interpessoal e interdepartamental

Como melhorar o processo de comunicação

   • Qualidades do líder comunicador

   • Ferramentas de comunicação

   • Perfis dos comunicadores (canais de comunicação e estilos de receptores)

   • Atitudes facilitadoras da comunicação

   • Atitudes comunicativas na prática da liderança

   • Situações e práticas

O processo de feedback

   • Relação entre comunicação, feedback, estilo de liderança e conflitos interpessoais e interdepartamentais.

   • Feedback assertivo

   • Técnicas de feedback

   • Principais indicadores de feedback assertivo.

Liderança com influência

   • Liderança pela influência

   • Padrões de influência

   • Princípios universais de influência

   • Como podemos aplicar técnicas de influência em nossa liderança

PLANEJAMENTO E FOCO EM RESULTADOS

Gestão de resultados

   • Princípios e lógica para geração de resultados

   • Quatro eixos do foco em resultados

Planejamento

   • Orientação para a estratégia: alinhar, mobilizar e gerenciar

   • Planejamento e Matriz SWOT da área

   • Diferenças entre planejar e programar

   • Dimensionamento e gerenciamento de pequenos projetos na área

Desempenho e potencial da equipe para resultados

   • Avaliação de performance e estimativa de potencial

   • Recursos e talentos da área

   • Gestão do desempenho e reconhecimento

Resultados

   • Análise e medição de resultados

   • Indicadores de desempenho e esforço

   • Metas e pactuação de resultados

Simulador Capsim Core

Ferramenta global que integra teoria e prática.

Simula um negócio em que decisões de Pesquisa & Desenvolvimento, Marketing, Produção e Finanças são tomadas para obter resultados para a empresa. São formadas equipes que conduzem diferentes empresas, tudo com o apoio do professor.  

 

A quem se destina o curso de liderança?

Este curso de liderança foi desenhado para o líder de pessoas e processos, o novo líder, o coordenador ou supervisor, ou o potencial líder que quer entender seus reais desafios, qualificar e ampliar suas competências essenciais para atividades de liderança de indivíduos.

Professores: Fernando Cardoso

• Sócio Diretor da Integração Consultoria e Treinamento.

• Administrador, Mestre em Semiótica e Inteligência Digital – PUC-SP.

• Conselheiro do CRA - Conselho Regional de Administradores 

• Master Trainer no Inventário de Personalidade Big Five.

• Certificado em Sustainable Coaching – ICF

• Possui cursos de extensão na Michigan University em Liderança e RH.

• Autor do livro "Gestores de e-Learning", editora Saraiva.

• Atua com Treinamento e Desenvolvimento desde 1991.

• Palestrante Nacional e Internacional em eventos como: 30º IFTDO International Federation of Training and Development Organizations, ASTD 2002 e 2003 - American Societyof Training and Development (EUA), ExpoManagement 2002, CONARH 2001 e 2006, EMBRA 2002, CBTD 2013, entre outros.

 

Fabio Eltz

• Psicólogo.

• Desenvolveu projeto educacional para ONU (United Nations Development Programme).

• Autor dos livros “Qualidade na comunicação – preparando sua empresa para encantar o cliente” e “Sua comunicação – Como se comunicar para obter excelentes resultados”.

• Co-autor dos livros “Gerenciamento de contratos” e “Consultoria interna – Use a rede de inteligência que existe na sua empresa”.

• É Head das Escolas de Comunicação e de Liderança na Integração Escola de Negócios.

• Apresenta 10 vídeos sobre liderança disponíveis no site da Exame.com

 Marcelo Carbonari

Formado em Engenharia Mecânica, Mestre em Engenharia de Materiais, Doutor em Ciências e Engenharia Nuclear e MBA Executivo. Foi Diretor Industrial de empresas de alta tecnologia e atualmente é professor de laboratório de gestão de negócios pelo Insper, administração estratégica, análise financeira de projetos e estratégia de novos cenários pela PUC-SP e laboratório de sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, com diversas publicações em periódicos internacionais, patentes, projetos FAPESP e seminários sobre desenvolvimento de novos materiais. Atua também como instrutor da parceria Integração-BMI Brazilian Management Institute, consultorias especializadas.  

Vivien Chivalski

• Jornalista com especialização em Marketing e Comunicação Organizacional (USP), desde 1986 ministra palestras e seminários sobre Redação Empresarial, Comunicação Corporativa, Comunicação Interna, Atualização Gramatical e Adaptação Cultural. Com vivência profissional no exterior, participou de projetos em parceira com instituições como as universidades americanas de San Diego e da Carolina do Sul. Como consultora organizacional, desenvolveu projetos e treinamentos em diversas instituições: Accenture, Ciesp, Companhia Brasileira de Alumínio, Companhia Suzano de Papel e Celulose, BD, Correios, Ecovias, Embratur, Ford Motor Company, Fundação Bradesco, Fosfertil, General Motors, Honda, IBM, Grupo Arcelor, Indiana Seguros, Leroy Merlin, Mercur, Perdigão, Petrobrás, Prefeitura de São Paulo, Tim, Totvs, Schneider Electric, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Sicredi, SPTrans, Telefonica, TGestiona, Unibanco, Unilever, Visteon. 

Meg Chiaramelli

• Executiva da área de RH e Gestão. Fundou e atuou como Reitora da Universidade Corporativa Sadia e Gerente de RH e Gestão de outras empresas de porte;

• Consultora e professora em temas relacionados a liderança e gestão de processos;

• Implantou diversos projetos relacionados a cultura organizacional, desdobramento de metas, gestão de desempenho, meritocracia com vertentes de desempenho e competências, pesquisa de clima organizacional, feedback 360º, planejamento de carreira e sucessão, além de diversos projetos estratégicos ligados a Presidência em diversas empresas;

• Parceira do Dr. Tom Chung (Médico Neurologista) e autor do Livro “Qualidade Começa em Mim”, em Programas de Desenvolvimento Gerencial;

• Professora convidada da FIA em disciplinas relacionados a Liderança nos MBA`s de Comércio Internacional e da UNICAMP em Gestão de Pessoas nos Programas de Especialização em Gestão Empresarial;

• Participação no livro “Educação Corporativa no Brasil” da Professora;

• Palestrante em diversos Congressos, Fóruns e Seminários;

• Psicóloga, Pós Graduada em Adm. RH e MBA em Gestão Empresarial (UNICAMP), com Especialização em Psicopedagogia (Certificada pelo Conselho Regional Psicologia).

• Responsável pela Escola de Vendas e Núcleo de Coaching da Integração Escola Negócios, onde também atua como consultora exclusiva.

 

Professor: Edson Herrero 

  •  Sociólogo e Psicólogo, com Complementação Curricular em Orientação Vocacional/Profissional pela PUC-SP, atuando nas áreas organizacional e clínica. Consultor de empresas há treze anos, dedicando-se ao planejamento, desenvolvimento e execução de programas de treinamento na área comportamental em nível gerencial, técnico e operacional (Gestão de pessoas, Trabalho em Equipe e de Alta Performance, Relacionamento Interpessoal, Técnicas de Apresentação e Oratória, Administração de Conflitos e Coaching).

• Generalista nos demais subsistemas de Recursos Humanos; Políticas de RH; Avaliação de Potencial e Mapeamento de Competências, Assessment e Coaching Atua, ainda, em projetos de avaliação de clima e cultura organizacional, estratégias, implantação e manutenção de RH.

• Consultor para Instituições como ALBA CONSULTORIA (em parceria com a FUNDAÇÃO DOM CABRAL), IDS, GLOBAL CULTURE, PROJEÇÃO, IDORT, SEBRAE e SENAC.

• Atua em Orientação Vocacional / Profissional para adolescentes em fase de escolha da carreira e Reorientação Profissional para adultos. Professor eventual para cursos de lato - sensu / MBA na FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Universidade Gama Filho e Universidade Metodista.

 

Informações complementares sobre o curso de formação de líderes

Carga Horária: 40 horas

Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático, certificado (entregue mediante 75% de participação) e ferramenta para levantamento de seu perfil, com 28 traços de personalidade para seu autoconhecimento e conhecimento da metodologia de assessment (apenas para quem ainda não possui o laudo desta ferramenta).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.  

* valor para inscrição de residentes no Brasil 

 

Trilha de Desenvolvimento - Escola de Líderes

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

Curso de Formação  Curso de Formação    Curso de Aperfeiçoamento  Curso de Aperfeiçoamento    Curso Selecionado  Curso Selecionado   
MEMBRO DE EQUIPE, LÍDER POTENCIAL
LÍDER DE PESSOAS, PROCESSOS E METAS
LÍDER DE LÍDERES OU DE ÁREAS
LÍDER DE NEGÓCIOS OU LÍDER DA ORGANIZAÇÃO
Formação
Competências Comportamentais
Competências Técnicas
Notáveis