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CURSO PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS

Cinco eixos para eficácia da liderança

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Apresentação

O planejamento é uma ferramenta de impacto no resultado da liderança. É com ele que se direciona, mensura e orienta as equipes. Com um planejamento estruturado, o foco em resultados de cada área é garantido, concentrando os esforços e as ações da liderança. O programa apresenta abordagem completa para os desafios da área, partindo do planejamento e chegando à execução. O líder é capacitado a examinar a área integralmente por meio de indicadores, identificando gap´s e definindo ações de melhoria do desempenho a partir de ferramentas práticas. 

Objetivos

  • Aprimorar a visão sistêmica de processos e indicadores da área, desenvolvendo a gestão orientada por objetivos e metas. 
  • Aprender a tirar proveito do planejamento como forma de programar as atividades e acompanhar os resultados, agindo de forma produtiva sobre eles.
  • Desenvolver competência de gerir o desempenho da equipe, avaliando os potenciais e extraindo o melhor de cada colaborador. 
  • Ampliar a visão de processos e suas inter-relações entre áreas, abrangendo as métricas necessárias ao acompanhamento do desempenho da área e da empresa. 
  • Desenvolver a capacidade de gestão orientada aos objetivos, indicadores e resultados, transformando a estratégia em planos operacionais. 
  • Aprender a pactuar resultados com a equipe, transformando-os em ações consistentes para acompanhar cada parte de sua construção. 
  • Compreender o funcionamento da área sob diversos ângulos, identificando as potencialidades de melhoria e de avanços para eficácia completa.

Metodologia

O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, em que os participantes realizam tarefas mentais como análise, síntese e avaliação, para identificar soluções e fortalecer a liderança. 

Os exercícios são dinâmicos e interativos, com oportunidade de discussão de situações práticas da rotina da liderança em direção ao foco em resultados. 

 Programa

1. Planejamento e objetivos – Eixo I

  • As respostas que o planejamento da empresa e da área deve dar: onde estamos, onde queremos chegar, e como vamos chegar lá.
  • Análise e tomada de decisão para montar o planejamento. 
  • Os desafios do planejamento: atender o hoje, pensar no futuro e olhar sistemicamente. 
  • Matriz SWOT aplicada à empresa, à área, e em atividades importantes. 
  • Diferença entre planejar e programar. 
  • Encadeamento do planejamento maior (da empresa) até o micro (de uma atividade).
  • Balanced Scorecard e seus princípios aplicados à prática. 

 

2. Processos estruturados – Eixo II

  • Visão de processos e visão sistêmica. 
  • As características dos processos. 
  • Como é a gestão por processos. 
  • Definição de indicadores e metas como base para a gestão. 
  • Métodos de melhorias em processos e sua aplicabilidade em todas as áreas. 
  • Processo de mediação de desempenho. 

 

3. Estratégias compartilhadas – Eixo III

  • Estratégia da empresa como resposta à competitividade.
  • Estratégias da área como suporte ao crescimento da empresa. 
  • Tradução da estratégia para que todos possam compreendê-la e saber o que devem fazer. 
  • Alinhamento das equipes à estratégia e aos planos.
  • Mobilização das equipes por meio de objetivos e metas. 
  • Gerenciamento da estratégia como um processo contínuo, com avaliação e correção permanente. 

 

4. Alta competência dos profissionais – Eixo IV

  • Competências essências e competências exclusivas de uma área. 
  • Comparativo entre desempenho e potencial. 
  • Desempenho da equipe frente è recompensa e punição. 
  • Prospecção do desempenho da área: que precisamos fazer muito bem e atividades para crescer.
  • Ciclo da gestão do desempenho. 
  • Analisando os comportamentos como o que as pessoas fazem para obter resultados. 

 

5. Pactuação de resultados – Eixo V

  • Estabelecimento de metas de resultados e metas de esforço. 
  • Produtividade como somatório da performance com o desempenho. 
  • Como construir uma cultura de desempenho pela mobilização da equipe. 
  • Como eliminar a lacuna entre intenção e comportamento e transformar intenção em planejamento concreto.
  • Envolvimento e comprometimento da equipe. 

 

6. Princípios de rentabilidade – Eixo VI

  • Análise de rentabilidade e seus impactos no resultado. 
  • Princípios básicos de contabilidade. 
  • Como avaliar estrategicamente o balanço patrimonial, o demonstrativo de resultados e o fluxo de caixa. 
  • A visão sistêmica aplicada na análise contábil.
  • Avaliação de indicadores previstos versus realizados. 

A quem se destina

O programa foi construído para os líderes que precisam se desenvolver e garantir maior foco em resultados em sua área, controlando todos os processos, mobilizando as equipes e acompanhando os resultados. 

Professora: Kelly R. Pacheco Ferreira

• Graduada em Tecnologia da Informação (FISMA) e especialização em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUC/PR) e plenos conhecimentos na área de Gestão da Produção, Melhoria Contínua, Otimização de Processos, Seis Sigma, Gestão para Resultados, Gerenciamento da Rotina, PDCA, DMAIC, 5S, ISO 9001 e ISO 17025.

• Certificada como Green Belt do Lean Seis Sigma, Auditor de Sistemas de Gestão da Qualidade e ampla experiência na área de Gestão da Produção.

• Experiência de mais de 15 anos na área de Gestão da Qualidade e Gestão da Produção em empresas de diferentes portes e segmentos, atuando em consultoria, auditoria e capacitação das pessoas, em diversas empresas, tais como: 3M do Brasil, Bunge, Embraer, Baldan Implementos Agrícolas, Castrolanda, Fundunesp, Brasilprev, entre outras. Coordenou a implantação e manutenção da ISO/IEC 17025 como Gerente da Qualidade em um centro de pesquisas e análises laboratoriais vinculado à Unesp. Atuou como Coordenadora de Gestão pela Qualidade Total no grupo JBS, onde conduziu projetos de melhoria e programas participativos para mais de 2000 funcionários, e na condução de projetos de melhoria na indústria farmacêutica Prati Donaduzzi.

Informações

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

* valor para inscrição de residentes no Brasil 

Trilha de Desenvolvimento - Escola de Líderes

Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
que sugere os próximos passos para que você se aperfeiçoe continuamente na sua área.

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