Curso Planejamento Financeiro e Orçamento Empresarial - Integração Escola de Negócios ©
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DE CURSOS

CURSO PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

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Objetivo

• Compreender por que as organizações fazem orçamento e os processos que elas utilizam para elaborá-los.

• Definir as premissas econômico-financeiras-base para futuras projeções.

• Projetar o tamanho de mercado, concorrentes e as estratégias para ganho de participação de mercado - "Market Share".

• Elaborar o orçamento de vendas, incluindo planilha de previsão de recebimentos, de produção, dos materiais diretos, incluindo planilha de previsão dos pagamentos referentes à compra de materiais, de mão de obra direta e mão de obra indireta.

• Elaborar o fluxo de caixa, demonstração de resultado e o balanço patrimonial do orçamento.

• Calcular e analisar as principais variações orçamentárias, considerando os fatores que influenciam os resultados financeiros, como mix de produtos, preços, tamanho de mercado e outros.

Metodologia

As atividades serão realizadas em planilhas eletrônicas, de modo que o treinando tenha uma ferramenta que permita avaliar as principais variações entre o realizado e orçado.

Programa

1. Aspectos conceituais do orçamento

• Para que são utilizados os orçamentos nas organizações?

• Conceitos de planejamento e controle

• Relacionamentos entre os elementos do plano orçamentário

• Contabilidade por responsabilidade

• Tipos de centros de responsabilidade

• Tipos e dimensões temporais do orçamento

• Perspectivas do orçamento

• Vantagens e limitações do orçamento

• Fatores críticos de sucesso

2. Como elaborar as peças orçamentárias

• Orçamento das premissas econômico-financeiras (variáveis externas)

• Orçamento das premissas operacionais (variáveis internas)

• Orçamento do tamanho de mercado e participação de mercado

• Orçamento de vendas e planilha de recebimentos

• Orçamento de produção

• Orçamento de custos e consumo de material direto

• Orçamento de compras e movimentação de estoques de material direto

• Orçamento do saldo a pagar do imposto incidente nas vendas e compras

• Orçamento da mão-de-obra direta

• Orçamento dos custos indiretos de fabricação variável

• Orçamento dos custos indiretos de fabricação fixos

• Orçamento dos custos dos produtos vendidos e saldo de estoque de produtos acabados

• Orçamento das despesas administrativas e comerciais

• Orçamento do saldo da conta de fornecedores

• Orçamento de investimentos

• Orçamento de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial

3. Como analisar as variações do lucro real X orçado

4. Entendendo os custos-padrões

• Explicar como são estabelecidos os padrões dos materiais diretos e da mão-de-obra direta

• Determinar as variações de preço e quantidade dos materiais diretos e explicar a sua importância

• Calcular as variações da taxa de mão-de-obra direta e de eficiência e explicar sua importância

• Determinar as variações de gasto e de eficiência do custo indireto de fabricação

• Entender as vantagens e os problemas potenciais da utilização de custos padrões

5. Análise das variações do lucro

• Composição da análise das variações

• Fatores causais-chave

• Análise das variações de vendas

• Tamanho de mercado - market size

• Participação de mercado - "Market Share"

• Composição das vendas 

• Preço

• Análise das variações das margens de contribuição

• Volume

• Mix

• Preços

• Custos

• Vantagens e limitações da análise das variações

A quem se destina

Controllers, analistas de custos e controladoria e demais profissionais ligados ao processo de planejamento estratégico da empresa.

Professor: Silvio José Moura e Silva

• Graduado em Administração de Empresas e em Engenharia Mecânica.

• Pós-Graduado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (FGV/SP), Globalização e Cultura (FESPSP), Psicologia Social das Organizações (Sedes Sapientiae).

• MBA-Controller e MBA-Gestão Financeira e Risco (FIPECAFI/USP).

• Cursou o Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.• Atuou durante 15 anos nas áreas administrativa e financeira de organizações na área da saúde.

• Atualmente, é sócio da Moura e Silva Consultoria em Gestão Empresarial e Marketing.

Informações 

Carga Horária: 16 horas

Horário: das 08h30 às 17h30. Credenciamento às 08h00.

Inclui: Almoço, coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

Forma de pagamento:

Pessoa física: cartão de crédito (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa privada: boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.

Empresa pública: empenho, boleto bancário em 1 parcela ou cartão de crédito corporativo (Visa, Diners e Master) em até 6 parcelas sem juros.  

* valor para inscrição de residentes no Brasil 

 

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Na Integração, o seu curso está atrelado a uma Trilha de Desenvolvimento específica,
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